8 formas de NÃO representar os indígenas

Ao longo das décadas muitos erros foram cometidos. Entenda quais

Foto: Reprodução Xou da Xuxa

Xou da Xuxa

A intenção de levar indígenas para o palco para falar sobre as pautas da população pode ter sido boa, mas Xuxa errou ao reforçar que as indumentárias são fantasias. O desconforto das crianças indígenas no espaço deixa evidente o equívoco.

Foto: Reprodução Xou da Xuxa

Mara Maravilha

Os programas infantis dos anos 90 foram campeões na má representação indígena. Dentre os muitos erros de Mara Maravilha, a hipersexualização das mulheres indígenas.

Foto: Reprodução Instagram

Presente

Não contente com os erros do passado, no início de 2022, Mara se "fantasiou de índio", para relembrar sua canção Curumim Iê Iê, lançada nos anos 90.

Foto: Reprodução Instagram

Clássico

Seja no livro de José de Alencar, seja no filme de 1996, Peri, interpretado por Márcio Garcia é uma representação de um indígena servil, que existe apenas com a finalidade de resguardar os brancos.

Foto: Divulgação

"Novo Mundo"

Na novela, Jacira e Piatã foram representados por atores não-indígenas, Giullia Buscacio e Rodrigo Simas, e com falas estereotipadas e pinturas corporais esvaziadas de significados.

Foto: Divulgação Tv Globo

"Nos Tempos do Imperador"

Mesmo com as críticas, os autores da novela trouxeram os personagens para a continuação da trama "Nos Tempos do Imperador", novamente com atores não indígenas: Clovys Torres e Valéria Alencar

Foto: Divulgação Tv Globo

Quadrinhos

"O Papa-Capim é literalmente um estereótipo do "índio" de forma alegórica, desumanizada e totalmente fundamentada na folclorização promovida pelo indianismo", afirmou a socióloga Lai sobre o personagem de Maurício de Souza.

Foto: Reprodução Twitter

"Alma Gêmea"

De tão equivocada que foi a representação da indígena interpretada por Priscila Fantin na novela, o meme "Serena, mas você também é branca" corre até hoje nas redes sociais.

Foto: Divulgação TV Globo

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Divulgação TV Globo