Origens
Segundo estudos, Maria teria nascido em Nazaré, na baixa Galileia (Israel), no dia 8 de setembro por volta do século 18 a. C. Seu pai, São Joaquim, seria descendente de David. E sua mãe, Santa Ana, pertenceria à família do sacerdote Aarão.
Foto: Wikimedia Commons
Casamento
Conforme a literatura apócrifa, que estuda a Bíblia, Maria teria conhecido José aos 14 anos de idade. Era comum, na época, que as mulheres fossem prometidas em casamento quando entravam na puberdade. Tudo indica que se uniram quando ela tinha 15 anos.
Foto: iStock
Oração
"Ave Maria" é uma das orações católicas mais emblemáticas e saúda a mãe de Jesus. Cada trecho conta partes da vida de Maria. "Ave, cheia de graça" e "O Senhor é Convosco" são falas do Arcanjo Gabriel, de acordo com o Novo Testamento.
Foto: iStock
Nossa Senhora
Foi a Igreja Católica que determinou chamar a Virgem Maria de Nossa Senhora. Maria, ao encontrar o Arcanjo Gabriel, disse: "Eis aqui a escrava do Senhor". Por Jesus ser Rei dos Reis e "o Senhor", segundo São Paulo, a Igreja entendeu que Maria seria a Senhora.
Foto: iStock
Múltiplos nomes
Maria é a protetora de todas as mulheres, mães ou não, e tem mais de mil títulos que surgiram com a devoção popular. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Desatadora dos Nós e Maria, Passa na Frente são alguns exemplos.
Foto: iStock
Nossa Senhora do Brasil
Além de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, a representação de Maria em nossa cultura conta também com a Nossa Senhora do Brasil, cujo nome original é Nossa Senhora dos Divinos Corações. A devoção começou em Pernambuco e a primeira imagem foi esculpida a pedido do padre Anchieta.
Foto: Wikimedia Commons
Mariologia
O nome diz respeito ao conjunto de estudos teológicos sobre Maria e inclui pesquisas sobre seus quatro títulos dogmáticos, ou seja, pontos essenciais para a fé dos católicos. São eles: Mãe de Deus, Virgindade Perpétua de Maria, Imaculada Conceição de Maria e Assunção de Maria.
Foto: Wikimedia Commons
Outros filhos
Alguns estudiosos da Bíblia afirmam que as passagens em que o Novo Testamento cita "irmãos de Jesus" são literais. Ou seja, Maria teria tido outros filhos - pelos meios naturais - com José. Segundo essa interpretação, eles seriam Tiago, José, Judas e Simão.
Foto: Wikimedia Commons
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução