7 preocupações que só os pais de filhos negros têm

Racismo estrutural que ainda existe na sociedade pede cuidados específicos

Foto: Istock

Abordagens

Segundo o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, 63% das abordagens policiais acontecem com pessoas negras. A orientação dos pais é unânime: não retrucar, manter a calma e obedecer.

Foto: Reprodução UNIAFRO

Documentos

Outro conselho bastante comum - e que tem a ver com a já citada abordagem policial - é a de sempre sair de casa portando os documentos, não importa aonde for.

Foto: Istock

Autoestima

Nas crianças negras a autoestima deve ser incentivada desde cedo. Elas precisam entender, desde pequenas, que sua cor e seu cabelo são lindos e que são potentes e importantes.

Foto: Istock

Visual

Muitas crianças pretas ouvem de seus pais que elas precisam se "vestir bem" e se “portarem” para não sofrerem racismo e serem respeitadas.

Foto: Istock

Representatividade

A ausência da representatividade negra pode fazer com que as crianças não se encontrem socialmente. Oferecer brinquedos, livros e desenhos com conteúdos e abordagens que gerem reconhecimento e sensação de pertencimento é importante.

Foto: Istock

Não correr

“Branco correndo? Está atrasado. Negro correndo é ladrão”. O que pode parecer uma atitude natural para uma pessoa negra não é.

Foto: Istock

Troca de experiências

No Facebook, o coletivo Pais Pretos Presentes forma uma rede de apoio mútuo, promovendo discussões, reflexões e trocas acerca de tudo o que envolve a criação de filhos pretos.

Foto: Istock

TERRA NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Istock