Infância em risco

Lugares em que crianças não deveriam estar, mas estão

Foto: iStock

VIVENDO NAS RUAS

Uma pesquisa da ONG Visão Mundial apontou a existência de 70 mil crianças em situação de rua em todo o Brasil, em 2019. Na pandemia, há indícios de que o número aumentou.

Foto: iStock

POSTOS DE TRABALHO

Segundo dados da Pnad Contínua 2019, os últimos disponíveis, 1,7 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil no Brasil antes da pandemia.

Foto: iStock

LARES VIOLENTOS

Dados da Sipani (Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância de São Paulo) revelam que cerca de 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil.

Foto: iStock

PEDINDO COMIDA

Cerca de 18,8 milhões de meninos e meninas até 14 anos passam fome no Brasil conforme pesquisa da Fundação Abrinq realizada em 2021.

Foto: iStock

NAS ESTRADAS, SE PROSTITUINDO

O MAPEAR 2019-2020 (Mapeamento dos Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras) identificou 3.651 locais, um aumento de 47% em relação ao biênio anterior.

Foto: iStock

NOS SEMÁFOROS

A vulnerabilidade social e/ou a situação de desemprego dos pais faz com que crianças e adolescentes, diariamente, estejam nos faróis vendendo doces e longe da escola.

Foto: iStock

EM MORADIAS PRECÁRIAS

Ausência de local adequado para viver, descansar e fazer a lição de casa e falta de saneamento básicos impactam negativamente no rendimento escolar, com comprometimento do futuro.

Foto: iStock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.

Foto: iStock