7 frases sexistas que as mulheres estão cansadas de ouvir

Seja em casa ou na rua, elas não aguentam mais ser desmoralizadas

Foto: iStock/AaronAmat

"Mulher tem que se dar ao respeito"

Essa frase insinua que mulheres precisam provar que são dignas de respeito, enquanto os homens não são submetidos à mesma expectativa. A frase reforça esse sexismo.

Foto: iStock/alvarez

"Nem parece que já teve filho"

A frase sugere que mulheres que tiveram filhos devem apresentar características físicas associadas à maternidade. As mudanças de aparência, no contexto da frase, são normalmente consideradas negativas por quem a fala, como o ganho de peso.

Foto: iStock/Carlos Barquero Perez

"Você é bonita demais para isso"

A beleza de uma mulher não determina a sua capacidade em realizar certas atividades, ao contrário do que a frase sugere. Mulheres podem fazer diversas coisas e a beleza não deve limitá-las a certas esferas da vida.

Foto: iStock/FabrikaCr

"Minha ex é louca"

As mulheres são constantemente chamadas de "loucas" por ex-companheiros. A frase serve para desqualificar ações e emoções delas.

Foto: iStock/fizkes

"Você é mulher para casar"

Para alguns homens, o propósito de uma mulher é ser esposa, subestimando suas habilidades e qualidades. A frase limita o papel das mulheres à esfera doméstica e familiar, o que pode não ser vontade delas.

Foto: iStock/stefanamer

"Seu marido cozinha? Treinou ele bem"

A frase implica que a responsabilidade pela habilidade de cozinhar de um homem é atribuída à esposa. Dessa forma, a afirmação associa mulheres às tarefas domésticas, enquanto homens são vistos como incapazes de fazer essas atividades.

Foto: iStock/PeopleImages

"Por que está tão histérica?"

Mulheres costumam ser tratadas como irracionais por expressarem seus sentimentos e opiniões. O termo "histérica" associa as mulheres à ideia de que são incapazes de controlar suas emoções.

Foto: iStock/Enes Evren

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/PeopleImages