7 escritores negros que todo mundo deveria ler

Carolina Maria de Jesus, Machado de Assis e Maya Angelou estão na lista

Foto: Reprodução

Machado de Assis

Além de romances célebres como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o maior nome da literatura brasileira publicou contos, poemas, peças de teatro e foi pioneiro como cronista.

Foto: Reprodução

Alice Walker

Escritora, poeta, feminista e ativista, nasceu no estado da Geórgia, Estados Unidos. Sua obra mais popular é "A Cor Púrpura" (1982), vencedora do National Book Award e do Pulitzer de ficção, o que a tornou a primeira mulher negra a receber este prêmio.

Foto: Divulgação

Octavia Butler

Um dos maiores nomes da ficção científica, a autora inovou quando inseriu neste universo questões de raça, gênero, sociedade e poder. Octavia venceu o Hugo e o Nebula, dois importantes prêmios de ficção científica e fantasia dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação

Lima Barreto

“Triste Fim de Policarpo Quaresma” é uma das obras mais importantes do jornalista e escritor brasileiro. Barreto também foi um agente de combate ao preconceito racial e à discriminação social do negro e do mulato.

Foto: Reprodução

Maya Angelou

“Uma mulher sábia deseja ser inimiga de ninguém e recusa ser vítima de alguém”, escreveu a poetisa, memorialista, feminista e ativista pelos direitos civis. Sua obra “Ainda Assim Eu me Levanto” ficou marcada pela crítica social, por questões de gênero e pela condenação ao racismo.

Foto: Reprodução

Maria Firmina dos Reis

Considerada a primeira romancista brasileira, a escritora nasceu na Ilha de São Luís, no Maranhão. Seu primeiro romance, "Úrsula" (1859) virou um instrumento de crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados.

Foto: Reprodução

Carolina Maria de Jesus

Uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil. Morada da favela e catadora de papel, narrou em seus escritos a vida dura que teve desde a infância. Seu livro mais famoso, "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", editado por Audálio Dantas, foi um sucesso.

Foto: reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução