7 coisas que a rainha consorte Camilla não poderá mais fazer

Realeza britânica tem regras rígidas para as mulheres

Foto: Reprodução/Instagram

Coroação

Embora já ocupe a função de rei desde a morte da rainha Elizabeth 2ª, em setembro do ano passado, Charles 3º será coroado oficialmente neste sábado, 6. Com isso, Camilla Parker Bowles também se tornará rainha consorte do Reino Unido de modo oficial.

Foto: Reprodução/Instagram

Papel

A rainha consorte tem um papel de suporte, auxiliando o rei e servindo como Conselheira Real. Apesar de não ser rainha regente, Camilla precisa seguir uma série de proibições impostas aos membros da realeza britânica.

Foto: Reprodução/Instagram

"Aparecer" demais

Esmaltes em tons claros, maquiagens simples e penteados sóbrios já são a marca registrada de Camilla, que agora deve adotar a discrição de forma protocolar.

Foto: Reprodução/Instagram

Dispensar a meia-calça

Mulheres da realeza britânica não podem jamais aparecer em público com as pernas nuas. Meias-calças pretas ou tom de pele são obrigatórias.

Foto: Reprodução/Instagram

Ser afetuosa demais com o rei em público

Beijos na boca e abraços muito calorosos devem ser evitados conforme as regras de etiqueta reais. Volta e meia, porém, a espontaneidade acaba vencendo.

Foto: Reprodução/Instagram

Exercer poderes

Apesar de ser reconhecida como rainha consorte, Camilla não vai ganhar poderes políticos ou militares. Aliás, assim como acontece com outros membros da realeza, não pode votar no Parlamento nem falar publicamente sobre política.

Foto: Reprodução/Instagram

Manter a cabeça baixa

Os protocolos são bastante rígidos em relação à postura. As mulheres não devem inclinar a cabeça e precisam manter o queixo paralelo ao chão, uma posição que exprime interesse no interlocutor e, ao mesmo tempo, não soa arrogante.

Foto: Wikimedia Commons

Dar autógrafos e tirar selfies

Cumprimentos aos súditos não passam de apertos de mão, embora com crianças uma aproximação maior seja tolerada. Autógrafos e selfies são terminantemente proibidos.

Foto: Reprodução/Instagram

Recusar presentes

Todo presente que a rainha consorte receber, por mais estranho e bizarro que seja, deve ser aceito imediatamente. Após receber o mimo, ele é encaminhado à equipe do casal real.

Foto: Reprodução/Instagram

Polêmica

Rei Charles 3º e a duquesa da Cornualha, outro título de Camilla, se casaram no dia 9 de abril de 2005, em cerimônia bastante polêmica do ponto de vista não só político, mas religioso. À época, a igreja anglicana não aceitava o casamento de pessoas divorciadas.

Foto: Reprodução/Instagram

Resistência

Na função de rainha consorte, Camilla deve enfrentar ainda mais julgamentos e comparações em relação à Diana Spencer, primeira mulher de Charles cuja memória ainda é cultuada pelos súditos.

Foto: Reprodução/Instagram

Toque pessoal

Madura e bem resolvida, a rainha consorte sempre lidou bem com críticas e impopularidade. Inclusive, demorou para ser aceita pela rainha Elizabeth 2ª por ser divorciada e ter sido amante de Charles. Com tantas barreiras vencidas, é possível que imprima um estilo totalmente pessoal e inédito ao trono.

Foto: Reprodução/Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução