6 vezes em que Gilberto Gil representou o movimento negro

Cantor completa 80 anos hoje com legado marcante - e sem pensar em parar

Foto: Divulgação

Defensor

Em seu perfil no Twitter, Gil celebrou o Dia da Consciência Negra defendendo que a história do povo preto seja ensinada nas escolas. "Ouça, pesquise, conheça. Uma sociedade justa é constituída por diferentes pontos de vista".

Foto: Instagram

Provocador

"O racismo que antes era velado se torna revelado", provou Gil em seu Instagram. O cantor fez uma reflexão sobre o quanto a sociedade vem se transformando por meio da internet, dando luz à discussões que antes era veladas.

Foto: Instagram

Movimentos Negros

No programa "Roda Viva", Gil comentou: "Através do surgimento de movimentos negros, o acolhimento aos projetos, aos processos emancipadores da cultura negra, estamos criando condições para a plenitude da abolição”.

Foto: divulgação tv cultura

Origens

No especial "Origens: A música no DNA da família Gil", o cantor fala da ancestralidade, da cultura negra e como a música surgiu e se perpetuou por várias gerações entre a família.

Foto: reprodução youtube

Músicas

Em algumas letras de Gil é possível observar o quanto o músico sempre fez questão de cantar suas raízes africanas, baianas e afro-brasileiras. Alguns exemplos: "Sarará Miolo", "Ilê Ayê" e "Quilombo, o Eldorado Negro".

Foto: reprodução noize

Exemplo

A presença de Gil como membro da Academia Brasileira de Letras é uma vitória para o movimento negro e exemplo para as próximas gerações. O artista foi Ministro da Cultura duas vezes, entre 2003 e 2008, durante mandatos do ex-presidente Lula.

Foto: Divulgação

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: reprodução noize