6 mitos sobre estupro que beneficiam os agressores

Eles culpabilizam a vítima pelos crimes e tiram sua credibilidade

Foto: iStock

"Ela denunciou para ter dinheiro e fama"

Ao contrário dessa tese, em muitos casos, a identidade da vítima nem é revelada, como forma de proteção, assim como aconteceu nos casos de Felipe Prior e Thiago Brennand. Indenizações também nem sempre são requisitadas. O mito serve para descredibilizar as vítimas.

Foto: iStock

"Por que não denunciou no mesmo dia então?"

Este mito não leva em consideração o trauma que a vítima está sentindo ao taxá-la de mentirosa. Após sofrer uma violência sexual, as vítimas podem sentir medo de denunciar seus agressores e serem culpabilizadas pelo crime, além de sentirem vergonha de si mesmas pelo o que aconteceu.

Foto: iStock

"Ela se colocou em perigo"

Este mito tem apenas um objetivo: responsabilizar as vítimas pelo ocorrido. Mulheres sofrem violência sexual em festas, na rua e até mesmo dentro de casa. Portanto, a culpa não é das mulheres de estarem nesses lugares ou andando sozinha, e, sim, dos homens de se aproveitarem delas.

Foto: iStock

"Ele é inocente, eu conheço ele"

Conhecer uma pessoa não é uma prova de que ela não cometeria um crime. Este mito, muito usado quando amigos enfrentam acusações de violência sexual, é uma das muitas formas de acusar a vítima de ter mentido sobre o abuso.

Foto: iStock

"Estupradores são desconhecidos"

Há casos em que o abusador é desconhecido, mas, na maioria, os criminosos costumam ser conhecidos das vítimas. Segundo o 17º Anuário de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública deste ano, em casos de vítimas maiores de 14 anos, 77,2% dos abusadores são conhecidos.

Foto: iStock

"Ah, mas ela estava com roupa sexy"

Outro mito que tem a intenção de colocar a culpa na vítima pelo crime. Nesse caso, considera que a roupa usada pela vítima acaba “atraindo” o abuso e, portanto, ela que deveria ser responsabilizada.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock