6 conquistas para os indígenas que contaram com a atuação de Sonia Guajajara

A ministra dos Povos Indígenas completa 50 anos nesta quarta-feira, 6

Foto: Divulgação: Ministério dos Povos Indígenas/Felipe Beltrame

Cotas

No final de fevereiro, Sonia anunciou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou cotas para candidaturas indígenas nos fundos partidários, tempo de TV e rádio. "Nós construímos a bancada do cocar e agora seguimos pra que ela seja cada vez maior", escreveu ela no Instagram, referindo-se aos parlamentares indígenas que lutam pela causa no Congresso.

Foto: Divulgação/Ministério dos Povos Indígenas

Casa de governo

O governo instalou, na Terra Indígena (TI) Yanomami, a Casa de Governo, com o objetivo de levar mais segurança e direitos aos povos Yanomami e Ye’kwana. "Estabelecemos um novo marco", contou ela nas redes sociais.

Foto: Divulgação: Ministério dos Povos Indígenas/Mré Gavião

Primeiro hospital indígena

O governo também anunciou a construção do primeiro hospital indígena, localizado em Boa Vista. Sônia afirmou que os ministérios irão trabalhar para buscar soluções para a situação dos Yanomami.

Foto: Divulgação: Ministério dos Povos Indígenas/Felipe Beltrame

Selo indígena

Em uma iniciativa do Ministério dos Povos Indígenas com a Funai e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o governo instituiu o Selo Indígenas do Brasil. A iniciativa é um reconhecimento dos produtos de origem indígena.

Foto: Divulgação: Ministério dos Povos Indígenas/Felipe Beltrame

Complexo esportivo

Ao lado do governador Carlos Brandão, do Maranhão, a ministra inaugurou um complexo esportivo na cidade de Montes Altos, com o objetivo de promover lazer e cultura. A política pública visa levar mais acesso e direitos aos indígenas da região, como o povo Krikati.

Foto: Reprodução: Instagram/guajajarasonia

Tradução da Constituição

A Constituição ganhou a sua primeira tradução em língua indígena, em Nheengatu, a mais falada na região amazônica. "Que os povos [indígenas] possam acessar diretamente o seu direito, a partir da sua língua paterna", disse ela no Instagram.

Foto: Divulgação: Ministério dos Povos Indígenas/Mré Galvão

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução: Instagram/guajajarasonia