5 situações do dia a dia que revelam racismo velado

Racismo velado se refere a formas sutis de discriminação racial; confira

Foto: iStock/Liubomyr Vorona

Ser seguido por seguranças dentro das lojas

Muitas vezes, pessoas são seguidas com base em estereótipos raciais e, mesmo que não pareça haver uma intenção clara do profissional de ser “racista”, ele acaba tornando pessoas negras alvo de vigilância por causa da aparência.

Foto: iStock/FG Trade

"É pedinte"

Quando uma criança negra entra em um estabelecimento, ela pode ser associada à ideia de ser uma pessoa que está ali para pedir dinheiro, sendo pedido que se afaste do local por esse motivo. Esse tipo de discriminação muitas vezes não é reconhecida, mas perpetua injustiça racial.

Foto: iStock/M_a_y_a

Medo de ser roubado ao ver um homem negro

Ao ver um homem negro na rua e, então, achar que será roubada por ele, a pessoa está associando pessoas negras a comportamentos criminosos. Este tipo de atitude reforça o racismo enraizado na sociedade.

Foto: iStock/FilippoBacci

Abordagens policiais frequentes

Pessoas pretas costumam ser mais abordadas do que pessoas brancas por policiais. A seletividade dos agentes em campo, que parecem estar apenas fazendo seu trabalho, também pode configurar racismo velado.

Foto: iStock/Mariia Vitkovska

Comentários “inocentes”

Alguns comentários considerados "inofensivos" para certas pessoas também evidenciam o racismo velado. Isso acontece ao dizer "você é uma negra muito linda", por exemplo. Não é necessário destacar a negritude da mulher para chamá-la de linda.

Foto: iStock/MesquitaFMS

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/FG Trade