5 frases preconceituosas sobre pessoas surdas

Aproveite para tirá-las do seu vocabulário agora mesmo

Foto: iStock: PeopleImages

“Achei que você era normal, não parece ser surdo”

Rotular alguém como “não normal” com base em sua surdez é totalmente preconceituoso, pois pessoas surdas são tão "normais" quanto qualquer outra. Além disso, na mesma frase, o “não parece ser surdo” sugere que a surdez é uma coisa negativa.

Foto: iStock: bymuratdeniz

“Você fala? Nem parece que é surda”

Essa declaração diminui a identidade de uma pessoa surda e perpetua estereótipos preconceituosos, com a ideia equivocada de que essas pessoas não têm a capacidade de falar, rotulando-as de forma inadequada como “surdas-mudas”.

Foto: iStock: skynesher

“Não se faça de surdo”

Utilizar essa expressão para indicar o ato de ignorar ou não prestar atenção à fala de alguém revela o preconceito contra as pessoas surdas, associando sua perda auditiva à ignorância.

Foto: iStock: Igor Alecsander

“É só aumentar o volume”

Essa frase revela falta de compreensão e ignorância sobre a natureza da surdez, como se a condição de uma pessoa surda fosse ser resolvida ao aumentar o volume de algo ou falar mais alto.

Foto: iStock: Giselleflissak

“Como você é surdo se gosta de música?”

Isso reflete o conhecimento limitado que as pessoas possuem sobre a surdez, já que é possível sentir a vibração da música e dos instrumentos, além de ler partituras e ter um intérprete de Libras para passar a mensagem da música.

Foto: iStock: Igor Alecsander

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock: fizkes