5 expressões racistas que talvez você use sem perceber

Muitos termos podem ser substituídos por outros que não diminuam as pessoas negras

Foto: iStock

"Meia tigela"

A expressão usada para se referir a algo desleixado remete à escravidão, quando os escravizados forçados a trabalhar em minas de ouro recebiam “meia tijela” de comida por não alcançarem as metas e eram apelidadas com esse mesmo nome. A expressão pode ser substituída por “medíocre” e “mal feito”.

Foto: iStock

"Boçal"

Pessoas escravizadas que não sabiam falar português eram chamadas de “boçais”. Por isso, o melhor a se fazer é evitar a expressão que pode ser substituída por “ignorante”.

Foto: iStock

"A dar com pau"

Usada atualmente para se referir a algo abundante, a expressão tem origem na escravidão, quando os escravizados que faziam greve de fome eram obrigados a comer. Para isso, era usado um “pau de comer” para jogar alimentos na boca deles. Pode ser substituída por “abundância” ou “bastante”.

Foto: iStock

"Serviço de preto"

Nesta expressão, a palavra “preto” aparece como algo ruim para se referir a um trabalho “mal feito”. Essa associação racista pode ser substituída por “trabalho ruim”.

Foto: iStock

"Ter um pé na cozinha"

A expressão racista se refere a pessoas de ascendência negra. Ela tem origem na escravidão, quando as mulheres negras só podiam ficar na cozinha da casa dos senhores. Até hoje, mulheres negras são associadas a serviços domésticos. Por ser apenas pejorativa, é melhor tirar a expressão do vocabulário por completo.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock