11 personagens 50+ que roubaram a cena nas novelas

Mulheres fortes e cativantes se destacaram mais do que as mocinhas

Foto: Divulgação

Nazaré Tedesco

É de praxe a atriz Renata Sorrah arrasar em tudo o que faz na TV, mas a vilã de "Senhora do Destino" (2004) é um ícone da teledramaturgia brasileira e foi o grande destaque da novela.

Foto: Reprodução/Instagram

Bia Falcão

"Belíssima" (2005) tinha duas heroínas, Júlia (Glória Pires) e Vitória (Cláudia Abreu), mas quem ficou marcada na memória do público foi a empresária má e tirana vivida pela diva Fernanda Montenegro.

Foto: Divulgação

Perpétua

Sempre vestida de preto, Joana Fomm roubou a cena na pele da conservadora e amargurada, porém cômica, irmã mais velha da personagem-título de "Tieta" (1989).

Foto: Reprodução/Instagram

Rebeca

Etarismo, prazer feminino, envelhecimento... A personagem de "Um Lugar ao Sol" (2021) abordou temas sensíveis às mulheres maduras e conquistou as telespectadoras da trama de Lícia Manzo.

Foto: Divulgação/Rede Globo

Dona Encarnação

Quando "Velho Chico" foi ao ar em 2016 todo mundo quis saber mais sobre a vida da atriz veterena Selma Egrei, brilhante na pele de uma viúva amarga. Numa cena memorável, a personagem morreu aos 100 anos dançando valsa.

Foto: Reprodução

Lurdes

Mesmo sendo exibida em duas partes por causa da pandemia, "Amor de Mãe" (2019) conquistou o coração do público ao mostrar três histórias envolvendo maternidade. Entre elas, se destacou a saga da sofrida Lurdes (Regina Casé) e sua busca incessante pelo filho Domênico (Chay Suede).

Foto: Reprodução

Viúva Neuta

Interpretada por Eliane Giardini, a fazendeira ofuscou a mocinha Sol (Deborah Secco) em "América" (2005) ao viver um romance cativante com o peão Dinho (Murilo Rosa).

Foto: Divulgação

Deodora

"Mar do Sertão" chegou ao fim com uma história que não teve uma repercussão robusta entre público e crítica. A vilã de Débora Bloch foi um dos pontos altos do enredo.

Foto: Divulgação/Rede Globo

Branca Letícia

Controladora, arrogante e ferina, a ricaça Branca Letícia de Barros Motta de "Por Amor" (1997) foi mais uma mulher forte na trajetória de Susana Vieira e fez contraponto às mocinhas do enredo, inclusive Helena (Regina Duarte).

Foto: Reprodução/Facebook

Maria Altiva

A tia má da heroína Helena (Adriana Esteves) tinha uma trajetória mais interessante que a da mocinha em "A Indomada", sucesso de Aguinaldo Silva de 1997. Anos depois, Eva Wilma admitiu que foi a personagem que mais gostou de fazer na carreira.

Foto: Reprodução

Odete Roitman

Ocupando o primeiríssimo lugar no rol das vilãs mais emblemáticas das novelas, Odete Roitman (Beatriz Segall) foi a alma de "Vale Tudo" numa história pontuada por personagens inesquecíveis.

Foto: Reprodução/Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Instagram