11 artistas da Netflix que são mesmo PcDs

Streaming vem apostando na representatividade real

Foto: Divulgação/Netfix

Ruth Codd

Presença marcante em séries criadas por Mike Flanagan, como "A Queda da Casa de Usher" , a atriz irlandesa de 27 anos ficou famosa falando sobre make e visibilidade PcD no TikTok. Ela amputou a perna direita abaixo do joelho aos 23 anos, após sofrer uma lesão enquanto jogava futebol.

Foto: Divulgação/Netfix

George Robinson

O Isaac de "Sex Education" nasceu na Inglaterra e tem 26 anos. Aos 17, quebrou o pescoço durante um jogo de rugby na África do Sul e ficou tetraplégico. Após várias cirurgias e reabilitação, ele decidiu que não deixaria a deficiência o definir, retomou os estudos e partiu para a atuação.

Foto: IMDb

Alexandra James

A atriz que chamou a atenção para as dificuldades das pessoas com deficiência auditiva na temporada 4 de "Sex Education" é surda oralizada na vida real. Ela é inglesa e recentemente participou da série “The Break” da BBC3, no Reino Unido.

Foto: Reprodução/Instagram/@miss_sassyalex

Domonique Brown

Autista, o ator afro-americano de 25 anos foi convidado para participar de "Atypical", série que fala sobre o tema, após a produção sofrer severas críticas pela falta de representatividade do elenco.

Foto: Divulgação

Naomi Rubin

Atriz e cantora, Naomi é autista e também interpreta uma personagem neurodiversa, Noelle, em "Atypical". Quando não está cantando ou atuando, ela trabalha como voluntária no resgate de gatos da ONG estadunidense Perry's Place.

Foto: IMDb

Kiera Allen

No suspense "Fuja", a nova-iorquina brilhou como Chloe, cadeirante que sofre nas mãos da mãe superprotetora. Kiera faz 26 anos em dezembro e usa cadeira de rodas desde 2014, quando foi diagnosticada com uma desordem motora não identificada.

Foto: Reprodução/Instagram/@kierajallen

Chris Kenopic

Em "Ginny e Georgia" ele interpreta Clint Baker, pai de Marcus (Felix Mallard). Assim como seu personagem, Chris também é surdo e se comunica por linguagem de sinais.

Foto: Divulgação/Netflix

Ryan O'Connell

"Special", série produzida por Jim Parsons, é baseada no livro de memórias de O'Connell. Gay e com leve paralisia cerebral, o que dificulta alguns movimentos, ele usa o humor para lidar com essas questões. Na atração, vive o personagem Ryan Hayes.

Foto: Divulgação/Netflix

Knox Gibson

Amputado desde os três anos de idade devido a um acidente, o ator e modelo australiano encenou o drama de uma pessoa com deficiência na Alemanha nazista e disposta à eugenia no curta-metragem "Perdoai-nos as Nossas Ofensas" disponível no streaming.

Foto: IMDb

Ryan J. Haddad

Assim como Andrew Cashman, seu personagem na comédia "The Politician", Ryan tem paralisia cerebral. Como dramaturgo, escreveu e encenou a peça autobiográfica de humor "Dark Disabled Stories” no circuito off-Broadway.

Foto: Divulgação

Leo Long

Na comédia britânica "Já Fui Famoso" ele interpreta um baterista talentoso no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Long nasceu no Japão, mas cresceu nos Estados Unidos, é músico e modelo e também tem autismo, condição que lhe causa distúrbios na fala e na linguagem.

Foto: Reprodução/Instagram/@leojlong

Terra NÓS


Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Divulgação/Netflix