10 ofensas racistas disfarçadas de elogio

Nunca é tarde para aprender e não seguir errando

Foto: iStock

"Seu cabelo e muito macio"

Essa frase deixa evidente que você supõe que um cabelo crespo ou cacheado é "duro", o que não é verdade.

Foto: iStock

"Você tem uma beleza exótica"

Não há nada de exótico em um tom de pele ou características fenotípicas. Isso é a reprodução de uma ideia colonialista, onde todo território "não explorado" era selvagem e atrasado.

Foto: iStock

"Você tem traços lindos"

De novo a questão das características fenotípicas. Reforçar determinado traço físico, em especial os que se "assemelham a traços brancos", como nariz fino, é extremamente racista.

Foto: iStock

"Mas ele é um negro de alma branca"

Ao reproduzir essa frase, você está dizendo que a pessoa branca é boa e a negra é ruim, algo impensável nos dias de hoje.

Foto: iStock

"Ela é uma negra muito bonita"

Ressaltar a questão identitária é, de certa forma, afirmar que "apesar de negra, ela é bonita". Está errado. Ela é apenas uma PESSOA bonita.

Foto: iStock

"Uma beleza bem tipo exportação"

Essa frase reforça a cultura de sexualização de corpos negros, dizendo que a pessoa é bonita a ponto de ser comercializada ou fazer sucesso por conta do seu corpo.

Foto: iStock

"Esse cabelo liso ficou muito mais elegante"

Socialmente o cabelo liso foi associado à branquitude e considerado mais bonito, o que não é verdade. Ele não é nem mais nem menos chique que o cabelo crespo ou cacheado.

Foto: iStock

"Ele é muito estiloso, tem dreads"

A escolha pelo dreadlock é individual e pode ter motivos estéticos, religiosos e até político. De toda forma é uma escolha individual e não cabe a você dar opiniões sobre ele.

Foto: iStock

"Não tem jeito, ninguém samba como vocês!"

Ainda que o samba seja um elemento extremamente ligado à negritude brasileira, pressupor que toda pessoa negra sabe sambar é um reducionismo racista.

Foto: iStock

"Você é muito corajoso em assumir seu cabelo"

Não se trata de coragem e sim de uma escolha individual, que deve ser cada vez mais naturalizada a partir dos desejos de cada um.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock