10 novelas que mostram relacionamentos absurdamente abusivos

Tramas retratam a realidade de muitas mulheres

Foto: Divulgação/TV Globo

O Outro Lado do Paraíso

Controlador e ciumento patológico, Gael (Sérgio Guizé) fez da vida de Clara (Bianca Bin) um verdadeiro inferno. Uma dos momentos que mais chocaram o público foi quando ele a estuprou na noite de núpcias.

Foto: Divulgação/TV Globo/Raquel Cunha

Mulheres Apaixonadas

O sofrimento de Raquel (Helena Ranaldi) nas mãos do possessivo Marcos (Dan Stulbach) marcou a história da teledramaturgia nacional. Mesmo sendo apenas sugerida, a surra que ele dá na parceira com uma raquete de tênis é lembrada até hoje.

Foto: Divulgação/TV Globo

Terra e Paixão

O ciclo de violência doméstica - agressão, arrependimento, pedido de desculpas, lua-de-mel e novamente agressão - é bem ilustrado na trama das nove através dos personagens Lucinda (Débora Falabella) e Andrade (Ângelo Antônio).

Foto: Reprodução/TV Globo

Vai Na Fé

Estuprador disfarçado de cidadão de bem perante a sociedade, Theo (Emilio Dantas) praticava violência psicológica e patrimonial contra a mulher, Clara (Regiane Alves), que conseguiu romper o ciclo de abuso ao se dar conta de que era a vítima na relação.

Foto: Reprodução/TV Globo

Avenida Brasil

Max (Marcello Novaes) se casa por interesse com Ivana (Letícia Isnard) e com o tempo passa a tratá-la mal, destroçando sua autoestima com xingamentos do tipo "ridícula", "mocreia" e "porca".

Foto: Reprodução/TV Globo

Fina Estampa

Baltazar (Alexandre Nero) mandava e desmandava em casa e bateu mais de uma vez na mulher, Celeste (Dira Paes). Para decepção do público que torcia para ela se libertar da relação tóxica, o agressor teve uma redenção no fim da história e os dois continuaram juntos.

Foto: Divulgação/TV Globo

A Favorita

O machismo de Leo (Jackson Antunes) embrulhava o estômago do telespectador. Mas, para felicidade geral, Catarina (Lilia Cabral) foi se fortalecendo emocionalmente ao longo da novela e conseguiu se livrar do vilão.

Foto: Divulgação/TV Globo

Flor do Caribe

Inconformado com o término do casamento com Ester (Grazi Massafera), Alberto (Igor Rickli) apela para a alienação parental e chega a sequestrar a própria filha como forma de se vingar da ex-mulher.

Foto: Divulgação/TV Globo/Raphael Dias

Cara e Coragem

Manipulador ao extremo, Renan (Bruno Fagundes) vai pouco a pouco minando a autoestima e autoconfiança da namorada, Lou (Vitória Bohn). É um exemplo clássico de que como funciona o gaslighting na vida de uma mulher.

Foto: Divulgação/TV Globo

Travessia

Brisa (Lucy Alves) comeu o pão que o diabo amassou nas mãos de Ari (Chay Suede), que, entre outras maldades, chegou ao ponto de colocar o filho dos dois contra a mãe só para poder magoá-la.

Foto: Reprodução/Instagram/@lucyalves

Terra NÓS


Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Divulgação/TV Globo