10 heroínas feministas de filmes e séries de época

Elas enfrentaram machismo e preconceito para se firmarem no mundo

Foto: Reprodução/History

Anne Elliot

Em "Persuasão", adaptação do clássico póstumo (18181) de Jane Austen para a Netflix, a heroína vivida pro Dakota Johnson aprende a deixar de aceitar a opinião de terceiros e a assumir a responsabilidade por suas escolhas.

Foto: Divulgação

Eloise Bridgerton

Desde a primeira temporada de "Bridgerton", da Netflix, Eloise (Claudia Jessie) deixa claro que prefere ler, estudar e ser dona da própria a vida a procurar um marido. A moça também volta e meia questiona a desigualdade de gênero na Londres do século XIX.

Foto: Reprodução/Netflix

Lady Sybil

A caçula de "Downton Abbey" (Amazon) participa de comícios pelo sufrágio feminino no início do século 20 no Reino Unido, é a primeira mulher da série a trocar as saias por calças e se torna enfermeira voluntária na Primeira Guerra Mundial.

Foto: Divulgação

Enola Holmes

Irmã mais nova de Sherlock Holmes no longa da Netflix que leva seu nome, é uma garota questionadora, aventureira e que não depende dos homens para conduzir seu destino. Millie Bobby Brown, de "Stranger Things", é quem da vida à personagem.

Foto: Reprodução/Netflix

Claire Randall Fraser

Uma mulher - 200 anos, literalmente - à frente de seu tempo. Inteligente, determinada, corajosa e ativista, Claire (Catriona Balfe) não tem medo de interferir no passado nem no futuro para defender quem ama e seus ideais na série "Outlander" (Netflix).

Foto: Reprodução/STARZ

Mary Shelley

Com Elle Fanning à frente do elenco, o filme da Netflix conta a vida da escritora que desafiou convenções e criou a obra-prima "Frankstein" (1818) quando tinha apenas 19 anos de idade. Sua mãe, a feminista Mary Wollstonecraft, é autora do clássico "Reivindicação dos Direitos da Mulher".

Foto: Divulgação

Miriam Midge Maisel

Vivida por Rachel Brosnahan, a protagonista da série "Maravilhosa Sra. Maisel" (Amazon) se reinventa após descobrir que tem talento para a comédia e troca a vida de dona de casa típica dos anos 1950 pelo universo das apresentações stand-up.

Foto: Divulgação

Anne de Green Gables

Em "Anne com E", série da Netflix que se inicia em 1890, é possível acompanhar o amadurecimento da órfã Anne (Amybeth McNulty) e seus questionamentos a respeito do papel da mulher na sociedade.

Foto: Divulgação

Katherine, Dorothy e Mary

"Estrelas Além do Tempo" (Disney+) se passa em 1961 durante a Guerra Fria e conta a trajetória real de três cientistas afro-americanas - Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) - que enfrentam o preconceito na NASA.

Foto: Divulgação

Lagherta

Embora tenha tido algumas atitudes questionáveis na série "Vikings" (Netflix), a guerreira - que, segundo as lendas, existiu mesmo - lutou de igual para igual com os homens e enfrentou estupradores e um parceiro abusivo.

Foto: Reprodução/History

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Divulgação