10 frases que revelam machismo

Uma seleção de falas sem-noção que devem deixar de ser ditas com urgência

Foto: Freepik

"Mulheres independentes assustam os homens"

Típica fala que joga nas costas das próprias mulheres a "culpa" por elas não terem um parceiro, insinuando que se elas fossem mais submissas estariam comprometidas.

Foto: Freepik

"Amamentar em público é querer chamar a atenção"

Não, é apenas a normalização do ato de alimentar um ser humano que depende de outro para sobreviver.

Foto: Freepik

"Você devia ser linda quando nova"

Essa frase deveria ser um elogio? Pois não é e ainda transmite a ideia de que a beleza feminina e a própria mulher têm data de validade.

Foto: Freepik

"Só podia ser feminista!"

A palavra feminista não é xingamento tampouco deveria ser empregada para desqualificar uma mulher. E sendo ou não feminista, toda mulher tem o direito de se posicionar quando quiser.

Foto: Freepik

"Devem ser os hormônios..."

Insinuar que a mulher está na TPM ou na menopausa é um recurso ultrapassado que, infelizmente, muitas pessoas ainda adotam quando se sentem acuadas por uma interlocutora assertiva e determinada.

Foto: Freepik

"Essa vai dar trabalho pro pai quando crescer"

Opinião machista não só por colocar a criança como propriedade do pai como por sexualizar meninas e contribuir indiretamente para a cultura do estupro.

Foto: Freepik

"Mulher tem que se cuidar"

Cobrar "cuidados com a aparência" é uma demanda machista que só serve para a manutenção dos papéis de gênero construídos socialmente.

Foto: Freepik

"Fulana foi o pivô da separação de Beltrano"

Mulher nenhuma deve ser responsabilizada pelo fim de um relacionamento com um homem comprometido. Se o relacionamento era dele, então ele é quem foi o pivô da própria separação.

Foto: Freepik

Ter um filho completa a vida da mulher

Uma mulher não precisa de filhos, marido ou casamento para se sentir uma pessoa inteira. Mais uma vez, as expectativas de gênero arraigadas na sociedade devem ser combatidas.

Foto: Freepik

"É a mulher que faz o homem"

Aqui vale a ideia machista de que homens são seres infantilizados e dependentes, portanto, cabe à parceira pegá-los pela mão e conduzi-los pela vida. Se não cumprirem as expectativas, a culpa será da mulher, que não teve pulso suficiente.

Foto: Freepik

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Freepik