Investir em uma boa placa de vídeo é fundamental na hora de montar um bom PC gamer. É um investimento caro e é preciso alguns cuidados para tirar o máximo da sua nova aquisição - ou mesmo para fazer a GPU mais antiga render ainda mais. Veja algumas dicas essenciais para melhorar o desempenho da placa de vídeo!
Foto: Divulgação
Atualize os drivers
As fabricantes Nvidia e AMD estão constantemente lançando atualizações de software para suas placas de vídeo, geralmente acompanhando as últimas novidades do mercado de games. Por isso, é importante manter os drivers atualizados - é uma tarefa simples e fácil e vai garantir que seus jogos rodem da melhor maneira possível.
Foto: Divulgação
Agendamento de GPU
Uma maneira excelente de melhorar a performance da placa de vídeo pelo Windows é habilitando o agendamento de GPU acelerado por hardware. Esse recurso reduz a latência para melhorar o desempenho, diminuindo a sobrecarga de processos na placa de vídeo.A função é ativada no menu de Configurações/Sistema e Vídeo do sistema operacional.
Foto: Reprodução
DLSS e FSR
O DLSS é o recurso das placas de vídeo Nvidia que utiliza Inteligência Artificial para tirar o melhor proveito do processamento gráfico dos seus jogos, reduzindo a sobrecarga da GPU para entregar escala e resolução de imagem em melhor qualidade. A AMD tem um recurso próprio para suas placas, a FidelityFX Super Resolution (FSR). A diferença entre elas é que a FSR usa apenas software, enquanto a DLSS usa o hardware da GPU. O resultado, em ambos os casos, são jogos mais bonitos e com performances melhores.
Foto: Divulgação
GeForce Experience
Este aplicativo das placas de vídeo Nvidia fica na barra de tarefas do PC e permite otimizar a experiência nos seus games de forma automatizada: escolha o jogo que está instalado e quer otimizar e a GeForce Experience faz o resto para você, com configurações inteligentes para melhor performance e sem dores de cabeça.
Foto: Divulgação
Radeon Boost
Disponível para as placas de vídeo AMD, o Radeon Boost é uma solução muito bacana, que funciona quando o jogador está movimenando a tela ou o mouse, reduzindo a resolução de toda a imagem quando um movimento rápido é detectado, criando taxas de frames mais altas sem afetar a qualidade gráfica.
Foto: Divulgação
Mudar plano de energia
Para quem joga em notebooks gamers, uma dica importante: vá ao menu Configurações/Energia e Suspensão e procure pelas configurações de energia adicionais para encontrar o modo de Alto Desempenho. A performance da placa de vídeo vai aumentar muito, mas lembre-se de que a duração da bateria vai cair bastante!
Foto: Divulgação
Modo de Jogo
Ativar o Modo de Jogo do Windows, opção presente no Windows 10 e 11, melhora a performance da GPU ao desativar atividades em segundo plano e concentrar o sistema em rodar aquela aplicação - no caso, o game que você vai jogar. A função costuma vir ativada de fábrica, mas é sempre bom checar.
Foto: Divulgação
NVidia Reflex
Outro recurso das placas de vídeo Nvidia que merece sua atenção é o Reflex, que garante maior estabilidade durante as partidas, com uma latência mais baixa e menor tempo de resposta. É uma funcionalidade obrigatória para quem vai jogar games mais competitivos, como Fortnite, Warzone ou Apex Legends.
Foto: Divulgação