The Legend of Zelda

Relembre todos os jogos da franquia da Nintendo

Foto: Reprodução

Com pouco mais de 37 anos, The Legend of Zelda é uma das franquias mais importantes do mundo dos jogos. Link e Zelda marcaram diversas gerações - de consoles e de jogadores -, sempre com jogos brilhantes e muitas vezes à frente de seus tempos. Próximo ao lançamento de Tears of the Kingdom, sequência do premiado Breath of the Wild, que tal relembrar todos os jogos da saga?

Foto: Reprodução/Nintendo

The Legend of Zelda

Em 1986, o primeiro The Legend of Zelda fez algo inédito na indústria dos games ao garantir uma sensação de liberdade impressionante para a geração. O jogo ganhou um remake em 1995 chamado "BS The Legend of Zelda", que foi lançado apenas no Japão para Satellaview, um periférico do Super Nintendo japonês.

Foto: Reprodução/Nintendo

The Adventure of Link

Lançado em 1987, o segundo The Legend of Zelda é bem diferente de seu antecessor: é um jogo de rolagem lateral com elementos de RPG, como encontros aleatórios, muitas vezes desnecessários, e muito grinding. Seu estilo foi abandonado rapidamente pela Nintendo.

Foto: Reprodução

A Link to the Past

Lançado em 1991, A Link to the Past trouxe de volta tudo o que deu certo no primeiro The Legend of Zelda, mas de forma expandida e melhorada. Considerado um dos melhores e mais importantes da franquia, este é o jogo que direcionou o futuro do herói de Hyrule.

Foto: Reprodução/Nintendo

Link's Awakening

Lançado em 1993 para Game Boy, Link's Awakening manteve as mecânicas mais simples de A Link to the Past e inovou na narrativa, sendo considerado uma "paródia de Zelda" pelo seu próprio diretor, Takashi Tezuka. O jogo ganhou um remake para Nintendo Switch em 2019 com visuais ainda mais carismáticos.

Foto: Reprodução/Nintendo

Ocarina of Time

Considerado o melhor jogo de todos os tempos, Ocarina of Time chegou em 1998 e foi o primeiro The Legend of Zelda 3D da franquia, implementando um altíssimo nível de excelência. É um jogo perfeito em absolutamente tudo: mecânicas, narrativa, cinemáticas, design de níveis e trilha sonora. Além disso, é o responsável por bifurcar a linha temporal da história de Link.

Foto: Reprodução/Nintendo

Majora's Mask

Com um mundo vivo e denso, onde todos os personagens contam boas histórias e é fácil sentir empatia por cada um deles, Majora's Mask foi lançado em 2000 e parecia estar muito à frente de seu tempo. Sua narrativa urgente, que gira em torno da ideia de um mundo alienígena em que o jogador tem apenas três dias para salvar Termina, é incômoda e impressionante.

Foto: Reprodução/Nintendo

Oracle of Seasons

Lançado em 2001 para Game Boy Color, Oracle of Seasons foi desenvolvido com base em Link's Awakening e é focado no combate - infelizmente, acaba deixando os quebra-cabeças um pouco lado. Nele, Link pode alternar as estações do ano para modificar o ambiente e resolver enigmas.

Foto: Reprodução/Nintendo

Oracle of Ages

Lançado junto de Oracle of Seasons, Oracle of Ages é uma aventura que complementa seu irmão. No entanto, o jogo brinca com o tempo, em uma clara alusão a Link to the Past, e foca na resolução de quebra-cabeças, deixando os combates um pouco de lado - mesmo trazendo confrontos contra chefes desafiadores e criativos.

Foto: Reprodução/Nintendo

The Wind Waker

Um dos jogos mais diferentes da franquia, The Wind Waker adota visuais cartunescos, que conferem à ele uma estética ainda inédita na série, e também aposta em uma narrativa diferente de tudo o que vinha sendo feito. Sua história também é uma das mais satisfatórias, principalmente para os fãs de Ocarina of Time. O jogo foi lançado em 2002 para GameCube.

Foto: Reprodução/Nintendo

Four Swords Adventures

Baseado em um conceito multiplayer de A Link to the Past para Game Boy Advance, Four Swords Adventures saiu para GameCube em 2004 e acabou eclipsado pelos outros grandes jogos da franquia no console. Ainda sim, é uma boa pedia para jogar ao lado dos amigos.

Foto: Reprodução/Nintendo

The Minish Cap

Único The Legend of Zelda original para Game Boy Advance, The Minish Cap foi lançado em 2004 e é um jogo incrível, que permite o jogador explorar um mundo paralelo com um Link minúsculo. Seus gráficos pixel art são encantadores e suas masmorras criativas deixam de lado pequenos problemas como repetitividade e curta duração.

Foto: Reprodução/Nintendo

Twilight Princess

Lançado em 2006 para Game Cube, Twilight Princess é um dos favoritos dos fãs e representa o retorno grandioso a Hyrule clássica após Ocarina of Time. É um jogo denso, com uma atmosfera sombria e opressora, mas que não abandona os toques divertidos e esquisitos característicos da série.

Foto: Reprodução/Nintendo

Phantom Hourglass

Funcionando como uma sequência direta de The Wind Waker, Phantom Hourglass mistura perspectivas 2D e 3D, mas acaba limitado pela sua plataforma - o jogo foi lançado em 2007 para Nintendo DS -, que não é capaz de criar um mundo tão denso e vivo como o de seu antecessor.

Foto: Reprodução/Nintendo

Spirit Tracks

Seguindo a mesma estética cartunesca de The Wind Waker e Phantom Hourglass, Spirit Tracks foi lançado em 2009 para Nintendo DS e coloca a Princesa Zelda ao lado de Link durante toda a aventura. Mesmo que seja subestimado, é um jogo com uma história emocionante e calabouços divertidos.

Foto: Reprodução/Nintendo

Skyward Sword

Lançado em 2011 para Wii, ano dos 25º aniversário da franquia, Skyward Sword flerta com conceitos inéditos, que viriam a brilhar em Breath of the Wild, como o planador, escaladas e barra de vigor. Além disso, o visual e a trilha sonora são marcantes, mas existem algumas críticas acerca da narrativa. O jogo ganhou uma versão HD para Switch recentemente.

Foto: Reprodução/Nintendo

A Link Between Worlds

Continuação da linha temporal de A Link to the Past, A Link Between Worlds é um dos melhores jogos da franquia e, lançado em 2013 para 3DS, implementou uma mecânica marcante: Link podia se tornar uma pintura 2D e passar por paredes ou entrar em uma segundo reino que é antítese de Hyrule, chamado Lorule.

Foto: Reprodução/Nintendo

Tri Force Heroes

Mais uma experiência multiplayer de The Legend of Zelda, Tri Force Heroes foi lançado em 2015 para 3DS e é inspirado em trechos de quebra-cabeças de Spirit Tracks. Mesmo carente de certa linearidade, é um excelente jogo para se aventurar ao lado dos amigos.

Foto: Reprodução/Nintendo

Breath of the Wild

Lançamento mais recente da franquia, Breath of the Wild chegou em 2017 e, além de anteceder Tears of the Kingdom, representa uma revolução no mundo dos jogos. Seu mundo aberto é denso e incentiva a exploração, sua estética é belíssima e as mecânicas de combate, excelentes. Além disso, a narrativa é uma pequena obra-prima. São fatores que o tornam um dos, se não o, melhores jogos já criados.

Foto: Reprodução/Nintendo

Saiba tudo sobre The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom no Game On

Foto: Reprodução/Nintendo

Participe do nosso Discord e tenha acesso a brindes e campeonatos!

Foto: Reprodução