Após vários adiamentos, The Lord of the Rings: Gollum foi lançado nesta semana para PC e consoles Playstation e Xbox. A crítica em geral foi bastante severa com o jogo, que sofre com problemas que vão da narrativa fraca até falhas técnicas e controles ruins. Entenda por que o game do Gollum é tão ruim!
Foto: Divulgação
História fraca
O jogo do Gollum se passa no intervalo entre O Hobbit e A Sociedade do Anel, e acompanha o período em que Sméagol ficou preso pelos orcs em Mordor até sua chegada em Mirkwood, onde foi preso pelos elfos.
Foto: Divulgação
Mais um observador passivo do que um protagonista, Gollum está sempre reagindo aos acontecimentos, sem a proatividade esperada do herói de uma aventura. Assim, sua história é um apanhado de situações e encontros, que não aproveita o potencial das crônicas da Terra Média.
Foto: Divulgação
Faltou carisma
A melhor parte do jogo é o estudo de personalidade de Gollum/Sméagol, com muitos momentos em que o jogador deve decidir se vai agir como um ou outro. Mas este Gollum não conta com a captura de movimentos e a atuação brilhante de Andy Serkis, infelizmente.
Foto: Divulgação
O personagem tem uma movimentação um tanto genérica, que aliada aos controles imprecisos nos trechos de plataforma, acaba irritando o jogador. As expressões de Gollum também parecem artificiais demais.
Foto: Divulgação
(Falta de) Inteligêcia Artificial
Gollum é um jogo de ação furtiva e plataforma. Em boa parte do tempo, o jogador vai escalar paredes, saltar de um lado para o outro, se enfiar em túneis apertados e se esconder da vista dos inimigos.
Foto: Divulgação
Só que esses inimigos não são os espécimes mais brilhantes encontrados na Terra Média. Muitas vezes, Gollum pode passar bem perto dos orcs sem ser incomodado. Há momentos em que os oponentes só atacam se você parar bem na frente deles!
Foto: Divulgação
Sem polimento
The Lord of the Rings: Gollum não é uma super produção, mas esteve em desenvolvimento por vários anos. O lançamento foi adiado mais de uma vez e, mesmo assim, é visível a falta de polimento nos controles e detalhes dos cenários.
Foto: Divulgação
Os personagens parecem leves demais e se mexem de forma esquisita. A câmera e o controle sofrem em espaços apertados e há alguns erros de colisão que quebram qualquer chance de imersão na aventura.
Foto: Reprodução