Quarteto Fantástico

Confira curiosidades sobre o Surfista Prateado

Foto: Reprodução

O portal Deadline revelou, nesta quarta-feira (3), que a atriz Julia Garner, da série Ozark, irá interpretar uma versão feminina do Surfista Prateado no novo filme do Quarteto Fantástico. A informação ainda não foi confirmada pela Marvel, mas que tal conhecer – ou relembrar – algumas curiosidades do personagem?

Foto: Reprodução/@juliagarnerofficial

Criado nos anos 1960

O Surfista Prateado apareceu pela primeira vez como um vilão nas histórias do Quarteto Fantástico em 1966. Ele é uma criação do lendário desenhista Jack Kirby, que introduziu o personagem em um roteiro escrito por Stan Lee, que por sua vez ia apresentar o ser cósmico Galactus, o Devorador de Mundos.

Foto: Reprodução

Nobre surfista

Kirby justificou o personagem alegando que um ser tão poderoso como Galactus deveria ter um arauto. E a escolha de um "surfista espacial" era simples: o artista estava cansado de desenhar naves espaciais. Stan Lee gostou da ideia, e acabou por achar que o desenho do personagem o dava uma postura nobre, passando a desenvolvê-lo nesse sentido.

Foto: Reprodução

Arauto de Galactus

A barganha funcionou, e então o vilão concedeu-lhe uma pequena fração de seus poderes e poupou Zenn-La e todos os seus habitantes. Norrin Radd deixou de existir e em seu lugar surgiu o Surfista Prateado, um ser que foi condenado a vagar pelo universo à procura de planetas que pudessem satisfazer a fome de seu mestre.

Foto: Reprodução

Poderes cósmicos

Poderes cósmicos grandiosos foram concedidos ao Surfista, assim como um novo corpo prateado e um veículo para se locomover pelo espaço, com formato similar ao de uma prancha de surfe, feita pelo mesmo material do seu corpo e ligada telepaticamente a ele.

Foto: Reprodução

Exilado na Terra

Assim foi a vida do Surfista por um tempo, até que um dia ele encontrou a Terra, um planeta habitado que o ajudou a redescobrir a nobreza de espírito de Norrin Radd. Traindo Galactus, ele ajudou o Quarteto Fantástico salvar a Terra expulsando a entidade cósmica. Como punição, Galactus aprisionou o Surfista à Terra com uma barreira invisível.

Foto: Reprodução

Origem

Antes de se tornar o Surfista Prateado, ele era conhecido como Norrin Radd, um nobre astrônomo do planeta Zenn-La. Quando Galactus chegou ao seu planeta para consumi-lo, em uma atitude desesperada Norrin se ofereceu para servir eternamente o ser cósmico como o seu arauto.

Foto: Reprodução

Herói na Terra

É neste período que o Surfista se torna um super-herói, lutando ao lado do Quarteto Fantástico e outros heróis contra inúmeros vilões da Terra, como o Doutor Destino, que planeja roubar o seu grande poder cósmico.

Foto: Reprodução

Amor perdido

Eventualmente, o Surfista consegue romper a barreira de Galactus e descobre que seu mundo natal foi devastado por Galactus. Porém, seu antigo amor, Shalla-Bal, conseguiu sobreviver. O Surfista consegue dotá-la com uma parte de seu Poder Cósmico, que ela usa para revitalizar a vida do planeta.

Foto: Reprodução

Surfista Prateada

Nas histórias do universo alternativo Terra X, Shalla-Bal e Norrin Radd recebem os poderes cósmicos e se tornam Surfistas Prateados, servindo como arautos gêmeos de um novo Galactus. Será essa a inspiração da personagem de Julia Garner no novo filme do Quarteto Fantástico?

Foto: Reprodução

Surfista filosófico

Desde a sua criação, o Surfista Prateado é um personagem bem diferente dos outros heróis da Marvel, retratado como um aventureiro extremamente introspectivo e filosófico espacial, graças aos roteiros de Stan Lee – muitos acreditam que o Surfista é na verdade o grande eu lírico de Lee nos quadrinhos, usando o personagem para reflexões sobre os mais diversos aspectos.

Foto: Reprodução

Quarteto Fantástico: Marvel revela elenco do novo filme

Foto: Reprodução/Marvel