O mercado dos videogames não é feito só de sucessos de vendas, mas também guarda algumas decepções e desastres absolutos nos lançamentos - com alguns casos até conseguindo dar a volta por cima mais tarde. Confira a seguir 10 jogos que fracassaram no lançamento.
Foto: Reprodução
Concord
Lançado em 23 de agosto para PC e PS5, não precisou nem de um mês para a Sony tentar esconder ou negar o grande fracasso do jogo de tiro em primeira pessoa ao estilo de Overwatch. A empresa anunciou recentemente que está retirando do ar, em 6 de setembro, o seu mais recente jogo após vendas decepcionantes.
Foto: Reprodução
Anthem
Lançado em 2019 pela BioWare e a EA, o jogo de ficção científica combinava elementos de jogo de tiro em terceira pessoa e RPG de ação em um grande mundo aberto multijogador. A Bioware afirmou que iria trabalhar em uma reformulação total do jogo depois das críticas que obteve no lançamento, mas em 2021 confirmou que estava descontinuando qualquer trabalho futuro no jogo.
Foto: Reprodução
Duke Nukem Forever
Após passar 14 anos em desenvolvimento, um dos mais longos da indústria dos games, Duke Nukem Forever finalmente foi lançado em 2011. Com mecânicas ultrapassadas, o jogo foi massacrado pelo crítica e público em geral, rapidamente caindo no esquecimento.
Foto: Reprodução
Mighty No. 9
Com uma arrecadação recorde no Kickstarter e alta expectativa dos fãs, o game era um novo projeto do criador de Mega Man, Keiji Inafune, que havia saído da Capcom e prometeu um verdadeiro sucessor da franquia. Infelizmente, a decepção veio forte, quando foi lançado em 2016.
Foto: Reprodução
Diablo III
Hoje em dia Diablo III é um game cultuado por milhões de jogadores, mas nem sempre foi assim. O game teve um lançamento bem tumultuado em 2012, além de sofrer com instabilidade nos servidores e outros problemas. Porém, a má fama inicial foi resolvida após a Blizzard retrabalhar o game com várias atualizações.
Foto: Reprodução
Fallout 76
Tentando levar a franquia para o ambiente multiplayer online, a Bethesda entregou em 2018 um jogo recheado de bugs, problemas de servidor, e uma falta geral de conteúdo que deixou os jogadores desapontados. No entanto, após diversas atualizações e correções, o jogo teve uma melhora significativa.
Foto: Reprodução
The Day Before
Outro caso recente, The Day Before foi anunciado com uma proposta que lembrava o elogiado The Last of Us. Porém, após o seu lançamento no final de 2023, foi massacrado por não entregar nada do que havia prometido, sendo removido do mercado quatro dias após o seu lançamento e o estúdio de desenvolvimento fechando as portas.
Foto: Reprodução
Final Fantasy XIV
O MMORPG Final Fantasy XIV teve um lançamento terrível em 2010, cheio de bugs e fraco desempenho. A Square Enix decidiu fechar os servidores e reconstruir o jogo do zero, que foi relançado em 2013 com um novo motor gráfico, história revisada e gameplay aprimorado, conseguindo então se estabelecer no mercado.
Foto: Reprodução
No Man’s Sky
No Man’s Sky chegou em 2016 cheio de expectativas pelos fãs de games de ficção cinetífica, que esperavam um universo vasto e infinitamente explorável, coisa que não aconteceu e desapontou muita gente. Após uma inifinidade de atualizações, o jogo melhorou substancialmente e hoje tem uma comunidade dedicada.
Foto: Reprodução
Cyberpunk 2077
Após sete anos de desenvolvimento, Cyberpunk 2077 foi um dos games mais aguardados em 2020, mas seu lançamento foi um dos mais desastrosos da história. Após diversas atualizações, a CD Projekt Red trabalhou para corrigir bugs, melhorar a jogabilidade e adicionar conteúdo, o que reverteu a situação e hoje é considerado um sucesso de vendas.
Foto: Reprodução