MMORPG

10 jogos que marcaram o gênero ao longos dos anos

Foto: Blizzard Entertainment / Divulgação

Tíbia (1997)

Um dos primeiros MMORPGs com interface gráfica do mundo. Tíbia se tornou extremamente popular e foi um dos responsáveis por pavimentar o caminho para outros jogos do gênero nos anos 2000.

Foto: CipSoft / Divulgação

RuneScape (2001)

Ambientado no vasto mundo de Guilenor, RuneScape deu cara nova ao gênero e se tornou o MMORPG grátis mais popular do mundo, sendo reconhecido inclusive no Guinness World Records.

Foto: Jagex / Divulgação

Ragnarök Online (2002)

Um verdadeiro clássico dos MMORPGS. Os cenários do jogo foram inicialmente baseados no manhwa Ragnarök, de Lee Myung-Jin, e se tornou o primeiro jogo online coreano a ser exportado com sucesso para outros países.

Foto: Gravity Corporation / Divulgação

Lineage II (2003)

Desenvolvido pela NCsoft, Lineage II ficou rapidamente conhecido como o sucessor do Lineage: The Sacred Destiny criado pela ASCII.

Foto: NCSoft / Divulgação

World of Warcraft (2004)

Desenvolvido pela Blizzard, WoW se passa no mundo fantástico de Azeroth, dos jogos de estratégia Warcraft. O game moldou a indústria nos anos seguintes.

Foto: Blizzard Entertainment / Divulgação

Grand Chase (2008)

Com gráficos inspirados em animes, Grand Chase é um MMORPG de ação em plataforma 2D. Seu estilo único conquistou uma legião de fãs.

Foto: Level Up! / Divulgação

Star Wars: The Old Republic (2011)

Desenvolvido pela BioWare em parceria com a LucasArts, o jogo chegou aos 2 milhões de jogadores e foi um dos games mais caros já feitos, custando cerca de US$ 200 milhões.

Foto: Electronic Arts / Divulgação

Final Fantasy XIV Online (2013)

Um dos melhores MMORPGs de todos os tempos, o jogo se passa no mundo de Eorzea, cinco anos após os eventos catastróficos de Final Fantasy XIV.

Foto: Square Enix / Divulgação

The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited (2015)

Seja bem vindo de volta aos cenários épicos de Morrowind, Oblivion e Skyrim. Um MMORPG ambientado no extenso universo da série The Elder Scrolls.

Foto: Bethesda Softworks / Divulgação

New World (2021)

Lançado recentemente, New World é a maior aposta da Amazon Games e chega para disputar espaço com grandes títulos como World of Warcraft e Final Fantasy XIV.

Foto: Amazon Game Studios / Divulgação