Santos x Bragantino: por vaga na final, Peixe encara rival 'incômodo' em estádio de poucas alegrias

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Santos e Red Bull Bragantino decidem às 20h30 desta quarta-feira o primeiro finalista do Campeonato Paulista de 2024. Quem vencer vai para a final e, em caso de empate, a definição se dará nos pênaltis.

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Mandante do confronto único por ter feito melhor campanha, o Peixe fez acordo com o Corinthians e o jogo será no estádio do rival da capital, a Neo Química Arena.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na primeira fase, o Santos já havia transferido uma partida para São Paulo a fim de aumentar o seu faturamento levando mais público. No MorumBIS, a equipe derrotou o São Bernardo para mais de 50 mil pessoas.

Foto: Raul Baretta/Santos FC.

O Santos eliminou a Portuguesa nas quartas de final, na Vila Belmiro, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar.

Foto: Agência Paulistão

O Red Bull Bragantino avançou ao fazer 3 a 0 na Internacional de Limeira, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Foto: Jhony Inácio e Alexandre Battibugli/Agência Paulistão

O Peixe tenta voltar à final estadual após oito anos. Em 2016, a equipe conquistou seu último troféu relevante ao vencer o Audax na decisão, na Vila Belmiro, por 1 a 0.

Foto: Ivan Storti/ Santos FC

O clube disputou até hoje 20 partidas na Neo Química Arena, sempre como visitante, sendo 19 contra o Corinthians e uma diante do Novorizontino.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Apenas duas vezes o Santos saiu vencedor no estádio corintiano, inaugurado em 2014 para a Copa do Mundo. Em 2015, a equipe eliminou o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil com vitória por 2 a 1, com gols de Gabigol e Ricardo Oliveira.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

O outro triunfo no local aconteceu na primeira passagem de Fábio Carille pelo comando santista. Pela primeira fase do Paulistão de 2022, o Peixe venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, com dois gols de Marcos Leonardo.

Foto: Divulgação/Santos

O Santos já sofreu dez derrotas na Neo Química Arena, nove para o Corinthians e uma para o Novorizontino. Em 2020, o clube do interior mandou a partida da última rodada da fase de grupos do Paulistão no palco corintiano e venceu por 3 a 2. O Peixe, à época comandado por Jesualdo Ferreira, abriu 2 a 0, com dois gols de Marinho, e levou a virada no segundo tempo.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

As partidas contra o Bragantino na chamada "era Red Bull" têm sido duras para o Santos. Em 11 confrontos, foram três vitórias do time de Bragança, duas do Peixe e seis empates.

Foto: Ivan Storti / Santos FC

Essas três vitórias do Red Bull Bragantino foram justamente nos três últimos encontros entre os times - duas pelo Brasileirão de 2023, na campanha do inédito rebaixamento alvinegro, e uma na primeira fase do atual Paulistão. Relembre a seguir os últimos cinco duelos!

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 - Santos 2 x 2 Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro - Gols: Léo Baptistão (SAN); Hyoran e Luan Cândido (RBB).

Foto: Divulgação/Santos

32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 - Red Bull Bragantino 0 x 2 Santos, no Estádio Nabi Abi Chedid - Gols: Camacho e Ângelo (SAN).

Foto: Ivan Storti/Santos FC

8ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 - Red Bull Bragantino 2 x 0 Santos, no Estádio Nabi Abi Chedid - Gols: Vitinho e Juninho Capixaba (RBB).

Foto: Raul Baretta/Santos FC

27ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 - Santos 1 x 3 Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro - Gols: Léo Ortiz (RBB); Eduardo Sasha (2) e Eric Ramires (RBB).

Foto: Divulgação/Santos FC

11ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2024 - Red Bull Bragantino 1 x 0 Santos, no no Estádio Nabi Abi Chedid - Gol: Eduardo Sasha (RBB).

Foto: Diogo Reis/Agência Paulistão

No confronto do Paulistão deste ano, o Santos entrou em campo já classificado para os mata-matas, mas ainda perseguia a melhor campanha geral para ter vantagem de mandos.

Foto: Divulgação/Santos

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino