Retrospectiva 2023: O pior ano da história do Santos
Foto: Raul Baretta/ Santos FC
O ano de 2023 vai ficar marcado na memória do torcedor santista como o pior da história do clube. Afinal, a equipe foi eliminada de todas as competições precocemente e não conseguiu disputar nenhum título. Para coroar a temporada de vexames, o Peixe acabou sendo rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Assim, o Jogada10 relembra a temporada do Santos, a pior de toda a história do clube.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC
JANEIRO: O ano começou difícil para o torcedor santista. Afinal, o Peixe viu Pelé, o maior ídolo do clube, morrer no dia 29 de dezembro. O velório do Rei do Futebol aconteceu no dia 3 de janeiro. Diversos adeptos do Santos compareceram a Vila Belmiro para dar adeus ao maior jogador de todos os tempos.
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Já com a equipe principal, o Santos iniciou a temporada com Odair Hellmann no comando da equipe. O treinador estava no comando da equipe desde novembro de 2022 e foi a aposta da diretoria, para não repetir uma temporada de insucessos, como foi no ano passado.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Para reforçar seu plantel, o Santos anunciou cinco contratações, sendo a do atacante Mendoza, a mais impactante. Além disso, chegaram o goleiro Vladimir, o lateral-direito João Lucas, o zagueiro Messias e o volante Dodi.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Na primeira partida do ano, o Santos venceu o Mirassol por 2 a 1 na Vila Belmiro. Em uma partida emocionante, o time do interior chegou a sair na frente, mas Marcos Leonardo e Lucas Braga, esse no último lance do jogo, garantiram a vitória do Peixe.
Foto: Ivan Storti / Santos FC
Contudo, as partidas seguintes não foram positivas. O Peixe empatou três vezes, contra São Bernardo, Água Santa e Ferroviária, além de uma derrota para o Guarani, fora de casa.
Foto: Divulgação/Santos
FEVEREIRO: No mês seguinte, o Santos não conseguiu melhorar seu desempenho no Campeonato Paulista. Neste período, o Peixe teve três clássicos e não venceu nenhum. Derrotas para Palmeiras e São Paulo (ambas 3 a 1) e empate com o Corinthians (2 a 2).
Foto: Raul Baretta / Santos FC
Com atuações irregulares e uma má campanha no Campeonato Paulista, a torcida pressionou por mais reforços. A diretoria santista preparou, então, um pacote emergencial para controlar a crise. Chegaram ao Peixe o zagueiro Joaquim e o meia Daniel Ruiz, além dos retornos do volante Alison e do meia Lucas Lima.
Foto: Divulgação/Santos FC
Ainda em fevereiro, o Santos fez sua estreia na Copa do Brasil. O Alvinegro Praiano venceu o Ceilândia por 1 a 0, fora de casa, com gol de Joaquim e avançou na competição.
Foto: Raul Baretta / Santos FC
MARÇO: O Peixe chegou na última rodada da fase de grupos do Paulistão precisando de apenas um empate para avançar ao mata-mata. Contudo, a equipe perdeu de 3 a 0 para o Ituano, fora de casa e deu adeus ao Estadual ainda na fase de grupos, pelo segundo ano seguido.
Foto: Raul Baretta / Santos FC
Sem o Estadual, o Santos teve apenas mais uma partida para disputar no mês de março. Em partida válida pela segunda rodada da Copa do Brasil, o Peixe venceu o Iguatu por 3 a 0, na Vila Belmiro e avançou na competição.
Foto: Divulgação/Santos FC
Após o término do Paulistão, o Santos acertou a contratação do trio do Água Santa que foi vice-campeão paulista. Assim, Luan Dias, Bruno Mezenga e Gabriel Inocêncio chegaram na Vila Belmiro.
Foto: Divulgação/Santos
ABRIL: Após quase um mês sem atuar, o Peixe voltou aos gramados para fazer sua estreia na Sul-Americana. Vitória por 1 a 0 em cima do Blooming, fora de casa, com gol de Eduardo Bauermann, nos acréscimos.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
O Santos também fez sua estreia no Campeonato Brasileiro. Contudo, de uma forma mais dolorosa, o Peixe perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, fora de casa.
Foto: Divulgação/Santos
Já pela Copa do Brasil, o Santos teve o Botafogo de Ribeirão Preto na terceira fase. E o Peixe avançou após vencer por 2 a 0 fora de casa e por 1 a 0 na Vila Belmiro.
Foto: Raul Baretta/Santos
MAIO: O Santos se complicou na Sul-Americana, após perder para o Audax Italiano e o Newell´s Old Boys fora de casa.
Foto: Raul Baretta Santos/FC
No meio da temporada, o Santos sofreu um duro golpe interno. O zagueiro Eduardo Bauermann, um dos pilares da defesa da equipe, se envolveu em um escândalo de apostas esportivas. O defensor teve seu contrato rescindido com o Peixe após a polêmica.
Foto: Divulgação/Santos FC
Pelo Brasileirão, o Peixe conseguiu uma boa arrancada, após vencer Vasco e Bahia e empatar com o Palmeiras, em sequência.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
O segundo baque da temporada veio no final do mês de maio. Após empatar em 0 a 0 na Vila Belmiro e em 1 a 1 na Fonte Nova, o Santos foi eliminado da Copa do Brasil pelo Bahia, nos pênaltis.
Foto: Raul Baretta Santos FC
JUNHO: Após a queda na Copa do Brasil, o Santos também foi eliminado na Sul-Americana. O Peixe perdeu para o Newell's Old Boys na Argentina e empatou sem gols com o Blooming, na Vila Belmiro, terminando em terceiro em seu grupo na Sula.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Além disso, o Santos não venceu nenhum jogo do Brasileirão no mês de junho. Foram derrotas para para Flamengo e Corinthians, além de empates contra Coritiba e Internacional.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
O clássico contra o Corinthians, inclusive, ficou marcado pela confusão após o apito final. Torcedores arremessaram bombas no gramado e alguns tentaram invadir o gramado. O Peixe viria a ter a Vila Belmiro interditada por um tempo por conta dessa confusão.
Foto: Reprodução/Premiere
Diante de tanta pressão, o Santos decidiu demitir o técnico Odair Hellmann. O treinador não conseguiu fazer o time reagir na temporada e deu adeus ao cargo.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
O Santos agiu rápido no mercado e anunciou a contratação de Paulo Turra. Ele deixou o Athletico Paranaense, onde era auxiliar, para ser o treinador principal do Peixe.
Foto: Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.
JULHO: A chegada de Paulo Turra causou várias mudanças, como o afastamento de Soteldo. O treinador decidiu afastar o venezuelano, destaque da equipe, por conta de casos de indisciplina.
Foto: Divulgação Raul Baretta - Santos FC
Com Turra, o Santos voltou a vencer uma partida no Brasileirão. 4 a 3 em cima do Goiás, na Vila Belmiro, em uma partida que já não contava com o público, por conta da punição sofrida pela confusão no clássico contra o Corinthians.
Foto: Raul Baretta / Santos
Contudo, a vitória contra o Goiás seria a única do time no mês e também da era Paulo Turra. Afinal, o Peixe perdeu para São Paulo, Cuiabá e Fluminense, além de empatar com Botafogo e Athletico Paranaense na sequência.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
AGOSTO: A era Paulo Turra durou pouco no Santos. Com apenas sete jogos, sendo uma vitória, três empates e três derrotas, o treinador acabou demitido do Peixe após não conseguir fazer o time evoluir.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
No começo do mês também teve a saída do diretor Paulo Roberto Falcão. Ele pediu para deixar o clube após a divulgação de uma denúncia de importunação sexual por parte de uma funcionária do condomínio residencial onde mora, no litoral paulista.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Na janela de meio de temporada, a direção santista passou a ser mais agressiva nas contratações. Chegaram o lateral-direito Júnior Caiçara, o zagueiro João Basso, o lateral-esquerdo Dodô, os meias Tomás Rincón, Jean Lucas e Nonato, além dos atacantes Julio Furch, Alfredo Morelos e Maximiliano Silvera. Além disso, Alexandre Gallo chegou para substituir Falcão como diretor.
Foto: Divulgação / Santos
Para o cargo de treinador, o Santos trouxe Diego Aguirre. Contudo sua estreia não foi das melhores. Afinal, o Peixe perdeu por 4 a 0 para o Fortaleza, na Arena Fonte Nova.
Foto: Raul Baretta / Santos FC.
Com a saída de Paulo Turra e a chegada de Diego Aguirre, o atacante Soteldo foi reintegrado ao elenco para ser a grande referência da equipe novamente.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Contudo, o Santos conseguiu apenas uma vitória em cinco jogos. O único triunfo aconteceu contra o Grêmio, na Vila Belmiro, por 2 a 1.
Foto: Raul Baretta/Santos FC
SETEMBRO: Com um começo de trabalho ruim, Aguirre foi demitido do Santos após apenas cinco jogos frente da equipe. Foram quatro derrotas e só uma vitória.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Sem treinador, o Santos deixou Marcelo Fernandes como interino enquanto procura um novo treinador
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
OUTUBRO: Com Marcelo Fernandes, o Santos engatou três vitórias seguidas, diante de Bahia, Palmeiras e Vasco. Assim, o treinador foi efetivado no cargo.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Após engatar três vitórias seguidas, o Santos sofreu um duro golpe no Brasileiro. Afinal, o Peixe perdeu por 7 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio. A pior derrota do clube na história da competição.
Foto: Divulgação Twitter Oficial do Santos FC
NOVEMBRO: Após a goleada sofrida pelo Internacional, o Santos engatou sete partidas sem perder. Contudo, foram cinco empates e apenas duas vitórias, deixando o Peixe próximo da zona de rebaixamento.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
O Santos voltou a perder no dia 29 de novembro. Em atuação apagada, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 3 a 0, em plena Vila Belmiro e foi para as últimas rodadas do Brasileirão muito pressionado.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Com uma campanha ruim no Paulistão e no Brasileirão, o Santos não conseguiu se classificar para disputar a Copa do Brasil em 2024
Foto: Raul Baretta/ Santos FC
DEZEMBRO: Santos perde para o Athletico Paranaense por 3 a 0, na Ligga Arena e vai para a última rodada do Campeonato Brasileiro com chances de rebaixamento. Antes do duelo contra o Furacão, os jogadores Marcos Leonardo e Jean Lucas se atrasaram para a viagem e geraram um mal estar dentro do elenco.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Na última rodada do Brasileirão, Santos perde para o Fortaleza por 2 a 1 na Vila Belmiro. Com as vitórias de Vasco e Bahia, o Peixe era rebaixado pela primeira vez em sua história.
Foto: Raul Baretta / Santos
Após o rebaixamento, torcedores do Santos causaram uma grande confusão no entorno do estádio. O carro do atacante Mendoza chegou a ser queimado pelos torcedores.
Foto: Reprodução
Em meio ao baque do rebaixamento, o Santos passou por eleições e Marcelo Teixeira foi o grande vencedor do pleito. Aliás, as eleições ficaram marcadas por confusão e a tentativa da torcida organizada do Peixe tentar invadir a Vila Belmiro
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Raul Baretta/ Santos FC