Revista elege Cristiano Ronaldo o melhor jogador europeu da história; veja o top 20!

Foto: Divulgação/Al Nassr

A revista britânica especializada “FourFourTwo” elegeu os cem melhores jogadores europeus da história. O atacante Cristiano Ronaldo, atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita, aparece como o número um. Confira a seguir o top 20, que tem mais dois atletas em atividade!

Foto: Divulgação/Al Nassr

20º lugar: Ruud Gullit (Holanda) - Atacante que marcou época no Milan entre o fim dos anos 80 e 90. Ao lado de Van Basten e Rijkaard, conduziu a Holanda ao título europeu de seleções de 1988.

Foto: Rob Bogaerts/Anefo/Wikimedia Commons

19º lugar: Lev Yashin (ex-União Soviética) - Mítico goleiro que revolucionou a posição com movimentos então incomuns. Conhecido pelo apelido de Aranha Negra, defendeu a extinta União Soviética em quatro Copas do Mundo (1958, 1962, 1966 e 1970) e atuou em toda a sua carreira no Dínamo de Moscou.

Foto: Lindeboom, Henk/Anefo/Wikimedia Commons

18º lugar: Luka Modric (Croácia) - Um dos poucos atletas em atividade no top 20, o meio-campista do Real Madrid ajudou a levar a Croácia a duas semifinais de Copa do Mundo, em 2018 e 2022.

Foto: Divulgação/Federação Croata de Futebol

17º lugar: Franco Baresi (Itália) - Capitão do Milan por 15 anos, foi um zagueiro de classe distinta no clube e também na seleção italiana. Com Azzurra foi vice-campeão mundial de 1994, perdendo a final para o Brasil de Romário.

Foto: Divulgação

16º lugar: Lothar Matthäus (Alemanha) - Meio-campista que liderou a seleção alemã ao título mundial de 1990, ano em que foi eleito o melhor jogador do mundo. Um dos poucos atletas a disputar cinco vezes a Copa do Mundo.

Foto: Federação Russa de Futebol/Wikimedia Commons

15º lugar: Thierry Henry (França) - Principal nome do Arsenal campeão invicto da Premier League na temporada 2003/04, foi campeão do mundo com a seleção francesa de 1998 e tinha rara capacidade de definição.

Foto: Divulgação/Site Arsenal

14º lugar: George Best (Irlanda do Norte) - Um dos maiores ídolos da história do Manchester United, campeão europeu em 1968, também destacou-se pela personalidade marcante e as frases de efeito. Uma das mais conhecidas foi: “Gastei muito dinheiro com bebidas, mulheres e carros. O resto desperdicei”.

Foto: Reprodução/Site do Manchester United

13º lugar: Marco Van Basten (Holanda) - Apontado como um dos atacantes mais completos da história, fez fama no Milan comandado por Arrigo Sacchi e na campanha do título holandês da Euro de 1988, quando fez um fantástico gol de voleio contra a União Soviética na decisão. Teve a carreira abreviada aos 28 anos por uma grave lesão.

Foto: Rob Bogaerts/Anefo/Wikimedia Commons

12º lugar: Eusébio (Portugal) - Nascido em Moçambique, então colônia portuguesa, foi um lendário atacante de Benfica e seleção portuguesa. Levou o país europeu à terceira colocação na Copa do Mundo de 1966, o melhor desempenho do país na história da competição.

Foto: Alface/Wikimedia Commons

11º lugar: Ferenc Puskás (Hungria) - Lendário atacante que dá nome ao prêmio da Fifa para gol mais bonito da temporada, foi o símbolo da revolucionária seleção húngara vice-campeã do mundo em 1958. Teve trajetória grandiosa no Real Madrid e defendeu também a Espanha no Mundial de 1962.

Foto: Wim van Rossem/Wikimedia Commons

10º lugar: Michel Platini (França) - Camisa 10 de elevada estirpe, conduziu a seleção francesa ao título europeu de 1984. Marcou era também na italiana Juventus, onde conquistou dois títulos nacionais e a Liga dos Campeões da Europa de 1983/84.

Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

9º lugar: Xavi (Espanha) - Meio-campista de estilo único que compôs o histórico time do Barcelona comandado por Pep Guardiola, foi campeão mundial com a Espanha em 2010, na África do Sul.

Foto: Divulgação/Barcelona

8º lugar: Paolo Maldini (Itália) - Zagueiro de técnica refinada, atuou os 25 anos da vitoriosa carreira em apenas um clube, o Milan, onde conquistou mais de duas dezenas de títulos, entre eles cinco edições da Champions League. Defendeu a seleção italiana em quatro Copas do Mundo.

Foto: Foad Ashtari/Wikimedia Commons

7º lugar: Gerd Müller (Alemanha) - Campeão mundial pela seleção alemã em 1974, notabilizou-se por ser um goleador nato, a ponto de receber o apelido de “Der Bomber” (“O Bombardeiro”). Teve trajetória brilhante pelo Bayern de Munique tricampeão europeu (1973/74, 1974/75 e 1975/76).

Foto: Bert Verhoeff/Anefo/Wikimedia Commons

6º lugar: Bobby Charlton (Inglaterra) - Apontado como maior atacante inglês da história, comandou o English Team no único título mundial do país, em 1966, e tornou-se uma lenda do Manchester United, clube em que foi campeão europeu de 1967/68. Foi um dos sobreviventes do trágico acidente aéreo com a delegação do United em 1958.

Foto: Divulgação

5º lugar: Andrés Iniesta (Espanha) - Ao lado de Cristiano Ronaldo, é o único atleta em atividade no top 5 da “FourFourTwo” - joga pelo Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos. Formou com Xavi uma das duplas de meio-campistas mais famosas da história do futebol no Barcelona comandado por Pep Guardiola que tinha ainda Lionel Messi. Fez o gol do único título mundial da Espanha, em 2010.

Foto: Divulgação/Emirates

4º lugar: Zinedine Zidane (França) - Algoz brasileiro na final da Copa do Mundo de 1998, tornou-se símbolo do meio-campista clássico. Além de brilhar com a camisa da seleção francesa, teve trajetória importante em Juventus, da Itália, e especialmente, Real Madrid, onde foi multicampeão. Mais tarde, levaria os merengues - Foto: Hadi Abyar/Wikimedia Commonsa um tricampeonato da Champions League como treinador.

Foto: Hadi Abyar/Wikimedia Commons

3ª lugar: Franz Beckenbauer (Alemanha) - Símbolo maior da função de líbero, o Kaiser é apontado em todas as listas como o maior jogador alemão da história. Campeão do mundo como atleta e técnico de sua seleção (1974 e 1990), o ídolo do Bayern de Munique foi tricampeão europeu pelo clube bávaro. - Foto: Reprodução/Youtube da Bundesliga

Foto: Reprodução/Youtube da Bundesliga

2º lugar: Johan Cruyff (Holanda) - Símbolo do futebol total da Laranja Mecânica, a seleção holandesa, de 1974, é personagem-chave na história da evolução do futebol. Com a camisa do Ajax, e depois do Barcelona, deixou marca indelével. Já foi citado por Pep Guardiola como o personagem mais influente da modalidade. - Foto: Arquivo Nacional Holandês/Wikimedia Commons

Foto: Arquivo Nacional Holandês/Wikimedia Commons

1º lugar: Cristiano Ronaldo (Portugal) - Ainda em atividade por Al-Nassr, da Arábia Saudita, e seleção portuguesa, polarizou com Messi as disputas de melhor do mundo nas últimas décadas. Maior artilheiro da história do Real Madrid, conquistou cinco vezes a Champions League - uma delas pelo Manchester United. Levou Portugal ao título europeu de 2016, na França. - Foto: Jan Solo/Wikimedia Commons

Foto: Jan Solo/Wikimedia Commons

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação/Al Nassr