Retrospectiva 2023: O ano que o São Paulo, enfim, conquistou a Copa do Brasil
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
A temporada de 2023 será marcada para o torcedor do São Paulo como a da conquista da inédita Copa do Brasil. Após um início de temporada conturbado, o Tricolor conseguiu se reabilitar, muito pela chegada de Dorival Júnior e, após algumas eliminações traumáticas, a equipe paulista conquistou a taça que faltava em sua galeria, completando sua vasta coleção de títulos..
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Assim, o Jogada10 relembra como foi o ano do São Paulo, o campeão da Copa do Brasil de 2023
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
JANEIRO: O São Paulo iniciou o ano sob o comando de Rogério Ceni. Após o vice-campeonato do Paulistão e da Sul-Americana em 2022, o Tricolor vivia a expectativa de brigar novamente por títulos em 2023. Assim, o ex-goleiro iniciou o planejamento da temporada com o Paulistão sendo o principal objetivo no começo do ano.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc
Para a nova temporada, o São Paulo anunciou diversas contratações como o goleiro Rafael, um dos destaques da equipe no ano. Além disso, chegaram outros nomes como o zagueiro Alan Franco, o lateral-esquerdo Caio Paulista, o volante Jhegson Mendéz, o meia Wellington Rato e os atacantes Marcos Paulo, Pedrinho e David.
Foto: Miguel Schincariol/São Paulo FC
Contudo, a primeira partida foi melancólica para o torcedor. Afinal, o São Paulo ficou no empate sem gols contra o Ituano, no Morumbi, na primeira partida da temporada. O resultado gerou vaias da torcida logo no primeiro embate de 2023
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
A primeira vitória em 2023 aconteceu fora de casa. Contra a Ferroviária, em Araraquara, o São Paulo venceu por 2 a 1, com gols de Galoppo e David. Vale ressaltar que o Tricolor venceu a partida de virada e após ter um jogador expulso.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Na reta final de janeiro, o Tricolor teve três clássicos em sequência. O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, no Allianz. Depois, venceu a Portuguesa por 4 a 1 e perdeu para o Corinthians por 2 a 1, com ambos os jogos no Morumbi.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
FEVEREIRO: Logo no primeiro dia de fevereiro, o São Paulo anunciou a contratação de Erison. O jogador chegava para ser o reserva imediato de Calleri.
Foto: Reprodução
No mês, o São Paulo teve um aproveitamento positivo, mas que poderia ser melhor. A equipe venceu Santo André, Santos, Inter de Limeira e São Bento, mas perdeu para RB Bragantino e São Bernardo. Assim, não conseguiu ficar em uma posição boa na classificação geral do Estadual
Foto: : Paulo Pinto/Saopaulofc.net
No final de fevereiro, Calleri teve uma lesão no tornozelo direito e perdeu o restante do Campeonato Paulista. Assim, Rogério Ceni começou a apostar em Galoppo improvisado como centroavante. O argentino viria a ser o artilheiro da equipe no Estadual.
Foto: Divulgação/São Paulo FC
MARÇO: Após terminar na primeira posição de seu grupo, o São Paulo encarou o Água Santa, nas quartas de final do Paulistão. O jogo aconteceu no Allianz Parque, já que o Morumbi foi alugado para um show. Contudo, o Tricolor jogou mal, viu Galoppo lesionar o joelho e acabou eliminado para o time de Diadema nos pênaltis
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Com a queda no Paulistão, o São Paulo ficou sem partidas para realizar no mês, fazendo apenas jogos-treinos durante o período.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc
Ainda no mês de março, o São Paulo acertou a contratação do meia Michel Araújo, que chegou por empréstimo do Fluminense. Além disso, o clube acertou a chegada do lateral-direito Raí Ramos, que defendeu o Ituano no Paulistão
Foto: Divulgação / São Paulo
ABRIL: No mês seguinte, o São Paulo voltou a atuar e reencontrou o Tigre, da Argentina, pela primeira vez desde a polêmica final da Sul-Americana de 2012. Em Buenos Aires, o Tricolor venceu por 2 a 0, com dois gols de Erison
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Já pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo estreou em duelo contra o Botafogo, no Nilton Santos. A equipe perdeu por 2 a 1 e iniciou o torneio nacional com derrota
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
No dia 18 de abril, o São Paulo venceu o Academico Puerto Cabello por 2 a 0, pela Sul-Americana. Contudo, os resultados ruins em partidas passadas e as polêmicas internas, culminaram na demissão de Rogério Ceni.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
O Tricolor agiu rápido no mercado e anunciou a contratação de Dorival Júnior. O treinador chegou ao Morumbi após passagem vitoriosa pelo Flamengo em 2022 e voltava para sua segunda passagem no São Paulo, já que teve uma passagem nem tanto positiva em 2017. Em sua estreia, ele venceu o América-MG por 3 a 0.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc
Já com Dorival, o São Paulo voltou a encontrar o Ituano, desta vez pela Copa do Brasil. Após um empate sem gols no Morumbi, o Tricolor venceu o Galo, fora de casa, por 1 a 0, com gol de Wellington Rato e avançou na competição.
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
MAIO: O São Paulo dá uma bela arrancada no Brasileiro e passa todo o mês de maio invicto na competição. Afinal, o Tricolor venceu Internacional, Vasco e Goiás, além de empates contra Corinthians e Fortaleza. Desta forma, o torcedor se empolga com o início de trabalho de Dorival Júnior
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net
Já na Sul-Americana, o Tricolor empatou com o Tolima e venceu o Puerto Cabello, ambos fora de casa. Assim, garantiu a primeira posição de seu grupo com uma rodada de antecedência.
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Na Copa do Brasil, o São Paulo venceu o Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, pelo jogo de ida das oitavas de final. Os gols foram marcados por Luciano e Marcos Paulo, garantindo uma boa vantagem para o duelo de volta.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
No final do mês, o São Paulo anunciou o retorno de Alexandre Pato. O atacante voltava ao Morumbi para sua terceira passagem com um contrato de produtividade.
Foto: Reprodução
JUNHO: No primeiro dia do mês, São Paulo tomou um susto ao perder para o Sport por 3 a 1 no Morumbi, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Nos pênaltis, o Tricolor conseguiu garantir sua vaga para as quartas de final.
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net
No Brasileiro, o São Paulo começa a cair de rendimento e mostra sua principal fraqueza no ano, as partidas fora de casa. O Tricolor perdeu para Cruzeiro e Grêmio longe do Morumbi e começou a cair na tabela.
Foto: - Rubens Chiri / saopaulofc.net
No final do mês, o São Paulo teve, enfim, seu duelo contra o Tigre, em seus domínios. O jogo foi marcante, já que na última vez que se enfrentaram no Morumbi, os argentinos não voltaram para o primeiro tempo e o clube conquistou a Sula em 2012. O Tricolor venceu por 2 a 0 com gols de Rato e Juan. Os torcedores brincam que a partida marca o ''fim da maldição''.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
JULHO: O São Paulo encara o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Brasil. Em partidas de muita tensão, o Tricolor venceu os dois embates, sendo triunfos por 1 a 0 no Morumbi e 2 a 1 no Allianz Parque, eliminando o rival pelo segundo ano seguido no torneio nacional.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
No dia 18 de julho, o São Paulo goleia o Santos por 4 a 1, em partida que marcou o primeiro gol de Pato em seu retorno ao clube. O embate foi classificado por Dorival Júnior como o melhor da equipe na temporada.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
No final de julho, o São Paulo encarou o Corinthians, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Em duelo na Neo Química Arena, o Tricolor perdeu por 2 a 1. Renato Augusto marcou duas vezes para o Timão e Luciano descontou para o Soberano.
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
No último dia do mês, o São Paulo anunciou a chegada de James Rodriguez. O colombiano chegava como a grande contratação da equipe na temporada e como peça chave para reverter o placar contra o Corinthians, na Copa do Brasil.
Foto: Divulgação/São Paulo
AGOSTO: Entretanto, o São Paulo não ficou satisfeito apenas com a chegada de James e também acertou o retorno de Lucas Moura após 11 anos. O jogador assinou um contrato de seis meses, voltando ao clube onde se tornou ídolo.
Foto: Divulgação/São Paulo
Ainda sem os seus reforços estrelados, o São Paulo encarou o San Lorenzo, pelas oitavas de final da Sul-Americana. Após perder por 1 a 0 na Argentina, o Tricolor conseguiu reverter o placar, vencer por 2 a 0 no Morumbi e avançar na competição.
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Já no dia 16 de agosto, o São Paulo encara o Corinthians pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Em partida primorosa de Lucas Moura, o Tricolor bate o rival por 2 a 0, no Morumbi e avança para a grande final do torneio nacional.
Foto: Nilton Fukuda/saopaulofc.net
Na Sul-Americana, o São Paulo teve em seu caminho a LDU. Após perder por 2 a 1 no Equador, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Morumbi. Nos pênaltis, James Rodriguez desperdiçou a única cobrança e a equipe de Dorival Júnior deu adeus a competição.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
SETEMBRO: Com o foco total na Copa do Brasil, São Paulo começa a cair na tabela do Brasileirão e segue sem vencer nenhuma partida fora de casa.
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
No primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Calleri. Assim, o Tricolor levou uma vantagem positiva para o Morumbi para a partida decisiva.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Com golaço de Rodrigo Nestor, São Paulo empata com o Flamengo em 1 a 1 no Morumbi e conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net
O título não marcou apenas uma taça inédita na galeria de troféus do São Paulo. Afinal, a equipe conseguiu garantir uma vaga na próxima edição da Libertadores e também recebeu uma grande quantia em dinheiro pelo título
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Após a conquista da Copa do Brasil, São Paulo venceu o Corinthians e o Coritiba e deu uma grande respirada no Campeonato Brasileiro.
Foto: Paulo Pinto / Saopaulofc.net
OUTUBRO: Com o título da Copa do Brasil e uma vaga na Libertadores, o São Paulo não tinha mais pretensões no Campeonato Brasileiro. Durante o mês de outubro, o Tricolor conseguiu apenas uma vitória, diante do Grêmio, por 3 a 0, no Morumbi.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Ainda em outubro, o São Paulo teve outras duas derrotas e dois empates. Um dos revés ficou marcado pela goleada sofrida para o Palmeiras por 5 a 0, no Allianz Parque. A partida também marcou uma lesão de Lucas Moura.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Para encerrar o mês, o atacante Calleri, que jogou boa parte da temporada com dores, passou por uma cirurgia no tornozelo direito e perdeu todo o restante da temporada. Artilheiro da equipe na época, o jogador fez falta a equipe nos últimos jogos do Brasileiro.
Foto: Divulgação / São Paulo
NOVEMBRO: O São Paulo iniciou o mês com vitórias diante de Cruzeiro e RB Bragantino e distanciou as possibilidades de um possível rebaixamento inédito no Brasileiro.
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Com a temporada praticamente decidida, o São Paulo decidiu antecipar sua pré-temporada de 2024. Assim, o clube realizou todos os exames médicos dos jogadores, já visando a próxima temporada.
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC
No final de novembro, o São Paulo, enfim, conseguiu sua primeira e única vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Vitória em cima do Bahia por 1 a 0, na Fonte Nova, com gol de Caio Paulista nos minutos finais do jogo.
Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
DEZEMBRO: Na última partida do ano, o São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0, na reedição da final da Copa do Brasil. Luciano marcou o gol da vitória e o último da equipe em 2023.
Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net
Já pensando na próxima temporada, o São Paulo anunciou a contratação do volante Luiz Gustavo e o atacante Erick. Além disso, já tem tudo acertado com Damián Bobadilla, do Cerro Porteño.
Foto: Reprodução Twitter São Paulo
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net