Renato Gaúcho é o técnico com mais vitórias na Copa Libertadores; veja o top 10!

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Renato Gaúcho isolou-se como o treinador com mais vitórias na história da Copa Libertadores da América, de acordo com levantamento divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Na semana passada, o treinador chegou a 51 triunfos no jogo Estudiantes 0 x 1 Grêmio, pela terceira rodada da fase de grupos da atual edição. No top 10, há mais dois treinadores brasileiros e o argentino Ramón Díaz, que deixou o Vasco recentemente. Confira a seguir!

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

10º lugar: Cuca - O atual técnico do Athletico-PR tem 38 vitórias em 62 jogos na Copa Libertadores.

Foto: José Tramontin/Athletico

Cuca levou o Atlético-MG ao título da Libertadores de 2013, taça inédita na história do clube. Em 2020, foi vice-campeão no comando Santos.

Foto: Pedro Souza/Atlético

9º lugar: Ramón Díaz - O ex-treinador do Vasco tem larga experiência na competição, especialmente por clubes argentinos. São 40 vitórias em 86 partidas na Libertadores.

Foto: Leandro Amorim/Vasco

Em 1996, Ramón Díaz conquistou a Libertadores como treinador do River Plate.

Foto: Divulgação/Conmebol

8º Edgardo Bauza - Treinador do São Paulo no primeiro semestre de 2016, o argentino acumula 41 vitórias em 106 partidas na Libertadores.

Foto: Divulgação/São Paulo

Bauza conquistou duas vezes a Libertadores, em ambas levando clubes ao título inédito do torneio. Em 2008, foi campeão pela equatoriana LDU, e em 2014, pelo San Lorenzo, da Argentina.

Foto: Micaela Ayala V./Wikimedia Commons

7º lugar: Carlos Bianchi - Apelidado de Mister Libertadores, o treinador argentino venceu 44 partidas em 84 jogos na Libertadores.

Foto: Divulgação/Boca Juniors

Bianchi é o técnico com mais títulos da Libertadores, com quatro conquistas. A primeira foi pelo Vélez Sarsfield, em 1994, e as outras três pelo Boca Juniors (2000, 2001 e 2003).

Foto: Divulgação/Conmebol

6º lugar: Marcelo Gallardo - O argentino, hoje no comando do saudita Al-Ittihad, tem 45 vitórias em 96 partidas como técnico na Libertadores.

Foto: Agência de Noticias ANDES/Wikimedia Commons

Gallardo, que já havia conquistado a Libertadores como jogador do River Plate, não só repetiu a dose como comandante como levou o clube portenho a mais dois troféus do torneio, em 2015 e 2018.

Foto: Divulgação/Al-Ittihad

5º lugar: Roque Máspoli - Goleiro da seleção do Uruguai no título da Copa do Mundo de 1950, no famoso “Maracanazo” contra o Brasil, foi campeão da Libertadores como técnico do Peñarol em 1966. Venceu 45 dos 95 jogos que fez no torneio como treinador.

Foto: Reprodução/Conmebol

4º lugar: Luis Cubilla - Atacante de carreira consagrada, sendo tricampeão continental (duas vezes pelo Peñarol e uma pelo Nacional), conquistou o torneio duas vezes como treinador, ambas pelo Olimpía, do Paraguai, em 1979 e 1990. Na função, venceu 46 das 104 partidas disputadas.

Foto: Reprodução/Conmebol

3º lugar: Luiz Felipe Scolari, no Felipão - O técnico gaúcho, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2022, soma 47 vitórias em 84 jogos na Libertadores.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Felipão tem em sua trajetória dois títulos da Libertadores, pelo Grêmio em 1995, e à frente do Palmeiras em 1999.

Foto: Divulgação/Palmeiras

2º Gabriel Ochoa Uribe - Morto em 2020, aos 90 anos, o técnico colombiano levou o América de Cáli a três vice-campeonatos seguidos da Libertadores (1985, 1986 e 1987) e dirigiu também Millonarios e Santa Fé na competição. Venceu 50 vezes em 124 partidas no torneio continental.

Foto: Reprodução

1º lugar: Renato Gaúcho - Protagonista na primeira conquista continental do Grêmio em 1983, quando atuava como atacante, repetiu a dose na carreira de técnico, em 2017. Soma até aqui 51 vitórias em 86 jogos no torneio, recorde absoluto.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Em 2021, Renato Gaúcho teve a oportunidade de conquistar a Libertadores também pelo Flamengo, mas a equipe perdeu a decisão para o Palmeiras, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA