Capitã na base e nascida nos EUA: quem é a “gringa” da Seleção Brasileira?
Meia Angelina Constantino entra na vaga da atacante Nycole, cortada do Mundial
Foto: Reprodução/Instagram Angelina
A infância
Natural de New Jersey, nos Estados Unidos, Angelina tem dupla nacionalidade por causa dos pais brasileiros. Saiu do seu país natal aos quatro anos, quando sua família decidiu voltar ao Brasil.
Foto: Arquivo Pessoal
Primeiros passos
Ainda criança começou a jogar na escolinha Toque do Futuro em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira aos 12 anos, nas categorias de base do Vasco da Gama, onde atuou até 2016.
Foto: Arquivo Pessoal
A profissionalização
Assinou seu primeiro contrato profissional ao ser contratada pelo Santos, em 2017. Foram três anos no clube de Vila Belmiro, conquistando o Campeonato Brasileiro de 2017 e o Paulista de 2018.
Foto: Reprodução/SantosFC
Passagem pelo alviverde
Chegou ao Palmeiras em 2020, onde atuou por uma temporada, disputando o campeonato estadual e o Brasilerão, somando 20 partidas e três gols marcados.
Foto: Arquivo Pessoal
Volta às origens
No início de 2021 retornou à sua terra natal ao fechar com o OL Reign para a disputa da NWSL, ao lado da craque da seleção norte-americana Megan Rapinoe.
Foto: Arquivo Pessoal
Destaque na base
A primeira convocação na Seleção Brasileira foi aos 14 anos para a categoria Sub-15. Capitã do time, conquistou o Sul-Americano Sub-20 e a Liga Sul-Americana Sub-19.
Foto: Reprodução/Adriano Fontes
Da base ao topo
A meia foi convocada por Pia Sundhage pela 1ª para os amistosos contra Canadá e Rússia. em 2021. Angelina foi escolhida para substituir Adriana na lista dos Jogos Olímpicos de Tóquio, após corte da atacante por lesão.
Foto: Reprodução/Instagram Angelina
Coringa
Polivalente, Angelina tem sido testada como zagueira nos treinos da seleção, além de atuar em várias posições do meio de campo durante os jogos.
Foto: Arquivo Pessoal
A queda
Destaque com a camisa verde e amarela no título da Copa América em 2022, Angelina se lesionou na partida final contra a Colômbia. Ela sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho e do menisco lateral, que a tirou de campo por quase um ano.
Foto: Twitter Seleção Feminina
A volta por cima
Após 10 meses sem disputar uma partida oficial, ela entrou na lista das pré-convocadas para o Mundial como suplente. Com a desconvocação da atacante Nycole, Angelina vai para a sua primeira Copa do Mundo, aos 23 anos.
Foto: Reprodução/Instagram Angelina
Copa do Mundo é no Terra
Acompanhe as principais notícias sobre o Mundial Feminino e fique ligado nas conquistas da Seleção Brasileira.
Foto: Mateus Bonomi/AGIF