Quem é a jogadora que fez o gol que Brasil e França não conseguiram?

Catalina Usme garantiu a Colômbia nas quartas de final, com gol que furou a defesa da Jamaica pela primeira vez neste Mundial

Foto: Reprodução/Instagram

DNA esportivo

Nascida em 25 de dezembro de 1989 em Marinilla, a colombiana de 33 superou as expectativas de seu pai, que tinha o sonho de ter um filho jogador. Ainda na barriga de sua mãe, Usme já ganhava bolas de presente dele.

Foto: Reprodução/Instagram

A prova

A jovem contou para a mãe que sonhava em jogar bola, mas precisou provar a ela que o esporte também era feito para as mulheres. Como não era comum ver meninas jogando antigamente, sua mãe a disse que “o futebol feminino não existia”.

Foto: Reprodução/Instagram

Precursora

A atleta é pioneira do futebol profissional feminino na Colômbia. Já atuou no Formas Íntimas, Independiente Santa Fé, e atualmente é uma das principais referências do América de Cali.

Foto: Reprodução/Instagram

Referência fora de campo

Escolheu não jogar fora da Colômbia para contribuir com o desenvolvimento do futebol de mulheres em seu país. É voz ativa na representação do movimento LGBTQIAP+.

Foto: Reprodução/Instagram

Experiência

Disputa seu terceiro Mundial. Estreou na seleção em 2006, e jogou a primeira Copa América no mesmo ano. Também liderou o elenco que classificou a Colômbia para disputar pela primeira vez as Olimpíadas de 2012.

Foto: Reprodução/Instagram

Números

Artilheira histórica da seleção, já marcou 52 gols. É uma das jogadoras mais experientes do elenco nacional, onde carrega a braçadeira de capitã. Maior goleadora da Libertadores Feminina, a atacante já balançou as redes 30 vezes na competição continental.

Foto: Reprodução/Instagram

Tem estrela

Além de fazer o gol que garantiu a Colômbia nas inéditas quartas de final, ela marcou também no Mundial de 2015 contra a França, levando a Colômbia pela primeira vez para as oitavas do torneio.

Foto: Reprodução/Instagram

Finalizadora

Foi responsável por furar a boa defesa jamaicana, que passou ilesa na primeira fase do torneio, ao empatar sem gols com França e Brasil, além de vencer o Panamá por 1 a 0 no grupo F.

Foto: Andrew Wiseman/DeFodi/Getty Images

Qualidades

Suas principais eficiências são saber fazem bem o pivô, a velocidade para pressionar e quebrar linhas de marcação, a qualidade nas finalizações e a cadência de jogo, quando necessário.

Foto: Reprodução/Instagram

Vale tudo

Em busca da vaga histórica nas semifinais desta Copa, a Colômbia da atacante Catalina Usme entra em campo contra a favorita Inglaterra no sábado 12, pelas quartas de final do torneio mundial.

Foto: Reprodução/Instagram

Copa do Mundo é no Terra

Cobertura completa do mata-mata do Mundial Feminino

Foto: Reuters