Thiago Silva no Fluminense! Relembre ídolos que retornaram ao clube que os projetou

Foto: Divulgação/Fluminense

Thiago Silva está de volta ao Fluminense. Após 16 temporadas de sucesso no futebol europeu, e também com a camisa da Seleção Brasileira, o zagueiro de 39 anos assinou contrato até junho de 2026 com o clube das Laranjeiras.

Foto: Divulgação/Fluminense

Ídolo também de Chelsea e Milan, Thiago Silva é cria de Xerém e repete a trajetória de outros jogadores importantes que, após desfilarem talento em outros times, escolheram voltar a defender o clube que os projetou no Brasil. Relembre alguns casos a seguir!

Foto: Divulgação/Fluminense

Marcelo - Assim como Thiago Silva, o lateral-esquerdo também foi formado no Fluminense e voltou ao Brasil para defender o clube.

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Aos 35 anos, Marcelo voltou ao Fluminense no início do ano passado. Nesta passagem, já ajudou a levar o clube ao inédito título da Copa Libertadores e tornou-se central na estrutura de jogo do técnico Fernando Diniz.

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Adriano Imperador - Revelado pelo Flamengo em 2000, o atacante brilhou no futebol italiano, especialmente na Internazionale, antes de retornar ao Brasil.

Foto: Reprodução

O Imperador voltou a vestir a camisa do Flamengo em 2009 e escreveu mais um capítulo glorioso com o título do Brasileirão. Antes, ele chegou a defender o São Paulo.

Foto: Divulgação

Douglas Costa - Revelado nas categorias de base do Grêmio, o atacante estreou profissionalmente em 2008 e foi negociado dois anos depois com o Shakhtar Donetsk.

Foto: Jéssica Maldonado/Grêmio FBPA

Após 11 anos de trajetória bem sucedida na Europa, Douglas Costa voltou ao Grêmio em 2021, mas a passagem foi frustrante. Atualmente, o atacante faz parte do elenco do Fluminense.

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Edmundo - Revelado pelo Vasco, o atacante teve outras três passagens pelo clube - em 1997 foi o principal personagem do título brasileiro. Em 2008, retornou ao clube para encerrar a carreira.

Foto: Marcelo Sadio/Vasco

Grafite - Ídolo do Santa Cruz, o atacante retornou duas vezes ao clube após ter trilhado uma carreira com ótimos momentos por São Paulo, Wolfsburg (Alemanha) e Seleção Brasileira. Em 2018, encerrou a carreira com a camisa do Santinha e, atualmente, é comentarista do grupo Globo.

Foto: Divulgação/Santa Cruz

Juninho Pernambucano - Campeão da Libertadores de 1998 pelo Vasco, o ídolo voltou ao clube cruz-maltino em 2013 para encerrar a carreira. Nesta última passagem, fez 22 partidas.

Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br

Julio Cesar - Goleiro titular da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo (2010 e 2014), surgiu no Flamengo em 1997 e retornou ao clube em 2018 para “pendurar as luvas”.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Kaká - Último jogador brasileiro a ser eleito melhor jogador do mundo, em 2007, o meio-campista surgiu no São Paulo e estourou rapidamente, a ponto de ser convocado por Felipão para a Copa do Mundo de 2002.

Foto: Greatness21/Wikimedia Commons

Kaká retornou ao São Paulo em 2014 por empréstimo do Orlando City. Com a camisa 8, o meia despediu-se do clube em novembro do mesmo ano, sob aplausos no MorumBIS.

Foto: Divulgação/São Paulo

Luis Fabiano - Revelado pela Ponte Preta, o atacante ganhou enorme projeção com a camisa do São Paulo entre 2001 e 2004. Em 2011, um ano após ser o centroavante da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, retornou ao Tricolor. É o terceiro maior artilheiro da história do clube com 212 gols.

Foto: Divulgação/São Paulo

Taison - O atacante revelado pelo Internacional retornou ao clube colorado em 2021 após 11 anos de carreira na Europa. No início de 2023, deixou Porto Alegre ao transferir-se para o futebol grego.

Foto: Divulgação/Internacional

Willian - Revelado pelo Corinthians em 2006, o atacante destacou-se no futebol europeu, com passagens pelos rivais londrinos Chelsea e Arsenal, e acertou o retorno ao clube paulista em agosto de 2021.

Foto: Divulgação/Conmebol

O regresso ao Corinthians não foi como Willian desejava. Após um ano, o jogador decidiu voltar ao futebol inglês para defender o Fulham. Na saída, ele admitiu que o desempenho foi abaixo do que esperava, mas fator decisivo para a decisão foram ameaças que ele e familiares receberam de torcedores por redes sociais.

Foto: Divulgação/Corinthians

Robinho - Símbolo da geração de Meninos da Vila que levou o Santos ao título brasileiro de 2002, o atacante retornou ao clube duas vezes, em 2010, quando atuou com Ganso e Neymar, e em 2014.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

O ex-atacante encontra-se preso em Tremembé, no interior de São Paulo, cumprindo pena por estupro coletivo cometido na Itália. Neste ano, a Justiça brasileira homologou a condenação que Robinho recebeu no país europeu.

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Romário - O Baixinho, artilheiro do tetracampeonato da Seleção Brasileira, iniciou sua carreira no Vasco e voltou ao clube em três oportunidades: 2000, 2005 e 2007. Em maio deste último ano, o atacante fez o milésimo gol de sua carreira em jogo contra o Sport.

Foto: Divulgação/Vasco

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação/Fluminense