Novo comandante!

Quem é Fernando Diniz, o novo técnico da Seleção Brasileira

Foto: Gazeta Press

Anunciado

Fernando Diniz foi anunciado nesta terça-feira, 4, como técnico interino da Seleção Brasileira. O comandante do Fluminense assinou contrato de um ano com a CBF e vai continuar no clube carioca.

Foto: Reprodução/CBF

Campeão no Fluminense

No início de 2023, o treinador do Fluminense conquistou o título do Campeonato Carioca para cima do Flamengo, vencendo o segundo jogo por 4 a 1, depois de perder o primeiro por 2 a 0.

Foto: Reprodução

Psicólogo

Além de treinador, Fernando Diniz é psicológo, formado pela Universidade São Marcos, na capital paulista. Ele declarou que decidiu fazer psicologia porque percebia que os atletas de futebol eram tratados como 'objetos'.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Estilo de jogo

Diniz procura envolver a marcação para gerar espaços e dar aos atacantes liberdade para progredir nas costas da linha de defesa. Assim, conseguem atrair marcações para um setor com superioridade numérica e saem dessa pressão com facilidade.

Foto: Reprodução/@vascodagama/Rafael Ribeiro

Dinizismo

Com um estilo de jogo bem ofensivo, fãs do treinador inventaram o termo 'Dinizismo', quando ele ainda comandava o São Paulo. 'Dinizismo' se define como ousadia, posse de bola e envolvimento do adversário através de passes desde o goleiro.

Foto: Estadão Conteúdo

Ex-jogador

Fernando Diniz iniciou sua carreira em 1993 no Juventus da Mooca. Ele ainda acumula passagens por Guarani, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Paraná, Flamengo, Juventude, Cruzeiro, Santos, Paulista, Santo André e Gama.

Foto: Reuters

Polêmica com Tchê Tchê

Fernando Diniz chamou Tchê Tchê de "ingrato" e "mascaradinho" durante jogo do São Paulo contra o Bragantino. A situação gerou polêmica na ocasião, pois Diniz sempre comandou o jogador desde o Audax.

Foto: Estadão Conteúdo

Títulos de Fernando Diniz

Copa Paulista 2009, Paulistão A-3 2009, Copa Paulista 2010 e Carioca 2023.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Números na carreira

268 vitórias, 150 empates, 178 derrotas e 4 títulos.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Acompanhe o Terra

Para ficar por dentro de todas as informações do futebol, acesse agora o Terra Esportes.

Foto: Estadão Conteúdo