O que fazer em caso de fraude na Black Friday?

Advogados entrevistados pelo Terra orientam como proceder diante de possíveis golpes; confira!

Foto: Reprodução/iStock/Goads Agency

Fraudes na Black Friday

Fique alerta para ofertas boas demais para serem verdade durante a Black Friday. Muitos golpistas aproveitam a data para aplicar fraudes online, como a oferta de um produto inexistente.

Foto: Reprodução/iStock/urbazon

Boletim de ocorrência

Em caso de golpe, o consumidor pode registrar um boletim de ocorrência no site da delegacia policial do seu Estado para que seja iniciada uma investigação.

Foto: Reprodução/iStock/FG Trade

Guarde provas

Compile todos os registros de interação com os golpistas, como captura da tela com mensagens, página de cadastro, pagamento, e qualquer outra informação relevante. Evidências são importantes para a denúncia.

Foto: Reprodução/iStock/kitzcorner

Acione a Justiça

É possível propor uma ação judicial para tentar reaver o dinheiro perdido. Para isso, procure advogados especializados em direito do consumidor.

Foto: Reprodução/iStock/ArLawKa AungTun

Solução é difícil

“Geralmente, a vítima não consegue correr atrás do prejuízo”, previne o advogado Arthur Rollo. “O dinheiro é rapidamente transferido para outra conta do golpista”, explica o também advogado Marcelo Crespo.

Foto: Reprodução/iStock/RafaPress

Denuncie publicamente

O advogado Murilo Sechieri orienta que o consumidor compartilhe sua experiência em sites de órgãos como o Procon, Consumidor.gov e Reclame Aqui a fim de alertar outras possíveis vítimas.

Foto: Reprodução/iStock/oatawa

Evite Pix e boletos suspeitos

O estorno do dinheiro para compras feitas por Pix ou boleto é mais difícil. Prefira o pagamento em cartão de crédito para facilitar o processo com o banco, caso seja preciso.

Foto: Reprodução/iStock/urbazon

Previr é melhor do que remediar

“A prevenção é a melhor estratégia contra golpes”, afirma Arthur Rollo. O advogado aconselha que o consumidor faça uma pesquisa cuidadosa antes de comprar, suspeitando de preços muito baixos e evitando sites desconhecidos.

Foto: Reprodução/iStock/ArtistGNDphotography

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/iStock/Emerson Barreto