Guia completo da Black Friday 2023

Veja a seguir alertas do Procon para comprar com segurança

Foto: Reprodução/iStock/ArtistGNDphotography

Orientações do Procon-SP

A fim de garantir a segurança dos consumidores durante a Black Friday, a assessora técnica do Procon-SP, Renata Reis, dá orientações que vão do início ao fim da trajetória de compra.

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Rovena Rosa

Planeje a sua compra

O primeiro passo é o planejamento. Antes da compra, o consumidor deve ter em mente o orçamento que ele vai reservar para o período; os produtos que ele deseja; e as lojas ou sites fornecedores onde ele vai procurá-los.

Foto: Reprodução/iStock/PeopleImages

Investigue o fornecedor

Procure fornecedores confiáveis. Para isso, verifique a procedência do site e o CNPJ da empresa. Outra dica é conferir o índice de solução da empresa no registro de reclamações do Procon. O órgão também oferece uma lista de sites que devem ser evitados.

Foto: Reprodução/Unsplash/LinkedInSalesSolutions

Previna-se contra golpes

Para conseguir denunciar possíveis golpes, infrações ou propaganda enganosa, registre toda a etapa da compra. Fazer capturas da tela do seu aparelho é uma opção que pode evitar uma dor de cabeça no futuro.

Foto: Reprodução/iStock/Goads Agency

Atente-se às taxas extras

Antes de fechar a compra, verifique o valor cobrado pelo frete; ele pode reduzir a vantagem da oferta. Avalie também a real necessidade de adquirir serviços adicionais sugeridos pela marca.

Foto: Reprodução/Istock/gustavomellossa

Prefira o cartão de crédito

No momento do pagamento, dê preferência ao cartão de crédito. O modelo facilita eventuais necessidades de estorno. Algumas lojas oferecem mais desconto por Pix ou Boleto Bancário, mas o risco é maior.

Foto: Reprodução/iStock/demaerre

Cuidado no pagamento

Observe bem a página de pagamento do e-commerce. Antes de encerrar o processo, certifique-se de que o beneficiário do pagamento é a empresa correta. Pessoa física ou CNPJ desconhecido indicam fraude.

Foto: Reprodução/iStock/oatawa

Direitos do consumidor na Black Friday

Durante a Black Friday ou qualquer período promocional, os direitos dos consumidores permanecem os mesmos. Não hesite em procurar orientação através SAC das empresas ou pelo Procon. Boas compras!

Foto: Reprodução/iStock/urbazon

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Istock/IltonRogerio