Criminosos podem te enganar nesta Black Friday; veja como

Especialista dá dicas para fugir de dor de cabeça na hora de aproveitar o dia de compras

Foto: Ella Don/Unsplash

Antes de ir às compras...

Cuidado! A Black Friday é uma data visada por criminosos. Veja como eles podem tentar te enganar e saiba como se prevenir.

Foto: Drazen Zigic on Freepik

Entendendo os golpes

Muitos crimes na web não dependem de softwares complexos. Cada vez mais, ladrões usam brechas em nosso próprio comportamento para, por vias aparentemente normais, aplicar os golpes.

Foto: Snowing/Freepik

Atenção

E não é só o consumidor que sai lesado, segundo Martina López, pesquisadora na empresa de segurança Eset. Os criminosos podem realizar ações para enganar tanto o comprador quanto o vendedor.

Foto: Unsplash

Via de mão dupla

"O que mais se vê é a criação de páginas falsas, cópias de páginas reais, como por exemplo, Amazon, eBay, Mercado Livre. Também é comum, por outro lado, a falsificação de comprovantes de pagamento", diz Lopez.

Foto: ESET

Quem está aí?

"No que se refere a comunicações, envios de e-mails, mensagens de WhatsApp, em redes sociais, perfis falsos também são usados", comenta.

Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Fuja de dor de cabeça

A boa notícia é que existem atitudes simples que podem te ajudar a não cair em ciladas na data de compras. Confira dicas.

Foto: Elisa Ventur/Usnplash

Compre e venda por plataformas oficiais

Muitas redes sociais não oferecem garantias e sistema de suporte ao cliente quando uma compra feita por lá dá errado. Por isso, evite fazer qualquer tipo de transação por plataformas que não foram feitas para isso. Prefira concluir a compra em sites de e-commerce com reputação conhecida.

Foto: solem feyissa/Unsplash

Desconto demais? Desconfie

"Eles oferecem ofertas limitadas, para que as pessoas entrem sem pensar e acabem entregando suas credenciais ou baixando algum arquivo que pode ser prejudicial", comenta Lopez.

Foto: Unsplash

Leia com atenção

Mesmo durante a pressa para conseguir o melhor desconto, nunca avance sem ter certeza de que o site é original. Preste atenção em pontos, vírgulas e outros pequenos desvios de escrita que possam parecer suspeitos.

Foto: Christin Hume/Unsplash

Está protegido?

Então vamos às compras! Veja esta lista de melhores celulares de até R$ 2.000 para comprar na Black Friday.

Foto: Freepik

Siga o Byte!

Nos acompanhe nas redes sociais para ficar sempre ligado nos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Divulgação/Apple