Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja o que fazer

Se você se vê lamentando as compras impulsivas, existem medidas que podem ajudar a reverter essa situação; confira!

Foto: Freepik

Direitos e estratégias

O Código do Consumidor garante, em alguns casos, o direito ao arrependimento. Em outros, há estratégias psicológicas a fim de evitar a reincidência da prática e acalmar o coração.

Foto: Freepik

Sete dias para reflexão

O artigo 49 do CDC permite sete dias para reflexão após a entrega do produto. Esse prazo se aplica a compras online, garantindo o direito de devolução.

Foto: Freepik

Devolução e reembolso

O advogado Arthur Rollo afirma que se o consumidor resolver devolver o produto, não é necessário informar o motivo. Todos os valores, incluindo frete, devem ser reembolsados integralmente.

Foto: Freepik

Cancelamento e comunicação facilitada

O pedido de cancelamento pode ser feito por telefone, e-mail, site ou aplicativo. As empresas devem facilitar a comunicação, sem exigências complexas, destaca o advogado Marcelo Crespo.

Foto: Freepik

Instruções para devolução

Após o pedido, a loja deve fornecer instruções claras para devolução gratuita dentro do prazo. Algumas empresas utilizam a 'logística reversa' dos Correios para facilitar o processo.

Foto: Freepik

Estorno do dinheiro

Para compras na internet com cartão, Pix ou boleto, o estorno é feito para a mesma conta usada para o pagamento. O prazo de recebimento do dinheiro varia conforme método de pagamento e instituição financeira.

Foto: Freepik

Lojas físicas

O direito de arrependimento não se aplica no caso de compras em lojas físicas, mas cada uma tem suas políticas. O contato com a loja pode revelar possibilidades de reembolso.

Foto: Freepik

Como lidar com o arrependimento?

O psicólogo Celso Sant'Ana sugere encarar o arrependimento como oportunidade de aprendizado. Para ele, enfrentar a realidade é crucial para superar a "ressaca moral" da compra desnecessária.

Foto: Freepik

Datas comerciais exigem mais atenção

Assim como a Black Friday, datas comerciais intensificam compras impulsivas. Psicólogo, José Carlos Rodrigues orienta que o consumidor fique atento às mecânicas de persuasão em datas como Natal e Ano Novo para evitar o arrependimento.

Foto: Freepik

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Freepik