Comprou na Black Friday e não recebeu a compra?

Especialistas dão dicas de como lidar com problema

Foto: Freepik

Principal reclamação da Black Friday

O atraso ou a não entrega do produto é a principal reclamação dos consumidores durante a Black Friday. Um levantamento do Procon-SP mostrou que o problema foi mencionado em 32% das queixas relativas ao ano passado.

Foto: Freepik

Fraude, falta de estoque ou erro logístico

O problema tem algumas possíveis causas: fraude, comum em datas comerciais; vendas além do estoque disponível na loja; ou erro de logística da empresa responsável pelo transporte da mercadoria.

Foto: Freepik

Caiu em um golpe?

No caso de fraude, o advogado especializado em direito do consumidor Marcelo Crespo indica registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia do seu Estado e procurar um advogado especializado no tema para tentar reaver o dinheiro.

Foto: Freepik

Caminho sem volta

No entanto, o especialista frisa que a devolução do dinheiro perdido por meio de uma fraude é improvável. De acordo com ele, os golpistas estabelecem esquemas especializados de transferência do valor recebido, tornando difícil o seu rastreio.

Foto: Freepik

Falta de estoque

Em caso de falta de estoque, o cliente tem o direito de receber a devolução do dinheiro e uma indenização de danos pela oferta não ter sido cumprida. O advogado Murilo Sechieri sugere que o consumidor faça uma reclamação junto à Central de Atendimento da marca para tentar resolver a questão.

Foto: Freepik

Erro de logística

Se o cliente não receber a compra por erro de logística, ele pode ser indenizado pela loja ou receber o produto em outra data. Marcelo Crespo orienta que o cliente entre em contato com o suporte da instituição na qual ocorreu a compra para registrar o número de protocolo.

Foto: Freepik

Rastreio de pedidos

Ao vender um produto, o site ou plataforma de venda online precisa ser transparente quanto à entrega. Geralmente, isso é feito através do site ou aplicativo da transportadora. Na ferramenta, é possível acompanhar o rastreio da encomenda após a inserção de um código disponibilizado na loja.

Foto: Freepik

Alerte os consumidores

Especialmente em caso de golpe, registre a sua reclamação em sites como Reclame Aqui, Procon ou em comentários da loja no Google para evitar que outras pessoas sejam vítimas da fraude.

Foto: Freepik

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Freepik