"Tudo pela metade do dobro"
Desconfie de preços muito baixos e grandes promoções. Para se certificar de que os descontos não são ‘maquiados’, monitore o preço do produto nos meses anteriores e compare em diferentes lojas.
Foto: Flipar
Perfil falso nas redes
Ao se deparar com promoções em redes sociais, verifique a data de criação do perfil e observe se comentários estão bloqueados, um sinal de alerta para possíveis fraudes.
Foto: Souvik Banerjee / Unsplash
Sites fraudulentos
Desconfie de sites com preços muito abaixo do normal. Certifique-se de que apresentem endereço físico e selos de verificação na página de pagamentos para evitar golpes.
Foto: freepik
O clone do mal
Fique atento a pequenos detalhes na URL dos sites, como letras ou símbolos diferentes. Prefira acessar diretamente pelo navegador e verifique se o site é hospedado no Brasil, terminando em ".com.br".
Foto: Freepik
Links suspeitos
Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles geralmente são fraudulentos e podem gerar muita dor de cabeça.
Foto: Pixabay
Reputação online
Antes de comprar, verifique as reclamações dos consumidores em plataformas como Consumidor.gov e Reclame Aqui, a fim de verificar a confiabilidade do site e das ofertas.
Foto: Pixabay
Cuidado com marketplaces
Em sites como Mercado Livre e Amazon, verifique quem é o responsável pela venda e entrega do produto. Veja os comentários sobre o vendedor e a quantidade de vendas realizadas por ele para evitar surpresas desagradáveis.
Foto: Pixabay
Golpe do Pix
Evite pagamentos por Pix, especialmente em sites desconhecidos. Priorize o cartão de crédito, que oferece um processo de estorno mais fácil em caso de problemas.
Foto: Agência Brasil
Em time que está ganhando...
A Black Friday não é um momento adequado para explorar novos sites. Prefira comprar de grandes lojas ou marcas já conhecidas. Não mexa na sua segurança!
Foto: Freepik