Indicação
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o nome de Ailton Aquino dos Santos para a diretoria de fiscalização do Banco Central.
Foto: Estadão Conteúdo
1º diretor negro do BC
Ailton é auditor chefe no Banco Central desde 1998 e será a primeira pessoa negra a ocupar um cargo na cúpula do BC.
Foto: Reprodução/Linkedin
Concorrência
Aquino dos Santos ganhou a concorrênca na indicação de Rodrigo Monteiro e Bellini Santana, que também são negros e estavam cotados para a vaga.
Foto: Estadão Conteúdo
Oficialização
O nome do auditor ainda precisa passar pelo Senado Federal. Caso seu nome seja aprovado, o auditor vai substituir Paulo Sérgio Neves de Souza, indicado na gestão de Bolsonaro.
Foto: Estadão Conteúdo
Carreira
Ailton tem mais de 25 anos como servidor do BC. Ele também já ocupou o cargo de chefe do departamento de contabilidade, orçamento e execução financeira do banco.
Foto: Reprodução/Linkedin
Formação
Ele é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Direito pelo Centro Universitário (UDF). Além disso, tem especializações nas áreas de engenharia econômica de negócios, Direito Público e MBA.
Foto: IIA Brasil
Nova função
No BC presidido por Roberto Campos Neto, Ailton será responsável pela supervisão e monitoramento das instituições financeiras, o que inclui acompanhar questões como liquidez e solvência.
Foto: Estadão Conteúdo
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site nos siga nas redes sociais.
Foto: Estadão Conteúdo