Para lembrar: hábitos para economizar na conta de luz

O Brasil tem uma das contas de luz mais caras do mundo e 40% do valor é voltado a tributos encargos e perdas. Como economizar?

Foto: Reprodução/iStock/RafaPress

Uma das contas mais caras do mundo

Segundo levantamento da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, o brasileiro deve pagar R$ 342,8 bilhões de conta de luz em 2023, onde 38,60% (R$ 132,2 bi) são gastos diretos de energia.

Foto: Reprodução/iStock/Andrzej Rostek

A questão é estrutural...

... mas, ainda assim, dá para pensar em formas de reduzir o desperdício de energia elétrica no dia a dia e, assim, pagar um pouco menos no fim do mês.

Foto: Reprodução/iStock/Paolo Cordoni

Boas práticas

Ao Terra, Luiz Eduardo Barata, atual presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, acredita que diminuir o desperdício é uma questão de hábito e que medidas simples podem fazer a diferença. Confira!

Foto: Reprodução/Frente Nacional dos Consumidores de Energia

Sem gente, sem luz

Não deixar nenhum cômodo iluminado se não tem ninguém no ambiente

Foto: Reprodução/iStock/Nando Vidal

Atenção às tomadas

Não deixar nenhum aparelho eletrodoméstico ligado na tomada quando não estiver usando o aparelho

Foto: Reprodução/iStock/Antonio_Diaz

Eficiência energética

Se puder, opte por aparelhos eletrodomésticos que consumam menos energia. Fique atento à sua etiquetagem com as informações de nível de consumo. Aparelhos antigos costumam ser ineficientes e consumir mais energia

Foto: Reprodução/iStock/AndreyPopov

Se organizar

Tente se planejar para fazer tarefas domésticas como passar roupa e lavar roupa quando tiver reunido grandes quantidades de itens. Assim, a energia é usada de forma concentrada e mais brevemente, não diluída ao longo do tempo.

Foto: Reprodução/iStock/RafaPress

Siga Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/iStock/Emerson Barreto