'Jeitinho brasileiro' para não pagar mais impostos 💸

Bombom, sorvete e perfume se 'transformaram' por causa do complexo sistema tributário brasileiro; entenda!

Foto: Melina Bronca/Unsplash

Sistema tributário

A unificação de impostos proposta pela reforma tributária deve colocar um fim a algumas 'excentricidades' do atual sistema tributário do País. Hoje, alguns produtos são apresentados de outras formas pelo simples fato de pagar menos ao colocar a mercadoria à venda.

Foto: iStock

Bombom

É o caso do Sonho de Valsa, por exemplo. Quando o doce era considerado um bombom - um produto feito de chocolate -, a fabricante Mondelēz tinha que pagar 5% em Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ao se tornar 'wafer', que está na categoria de itens de padaria, a empresa deixou de pagar o tributo.

Foto: TABA BENEDICTO/Estadão Conteúdo

Sorvete

Outro exemplo está na famosa rede de fast food McDonald's, que 'transformou' seus sorvetes em bebidas lácteas. A multinacional deixou de pagar alíquota do PIS/Cofins de 3,65% ou 9,25%, dependendo do regime tributário da empresa, para zerar o índice.

Foto: Getty Images

Perfume

Outro caso é o de perfumes. Algumas empresas de área de cosméticos passaram a produzir as chamadas deo colônias. São perfumes com antibactericidas que passam a ser classificados como desodorante e tem o imposto reduzido, porque se torna um produto essencial.

Foto: Emily Wang/Unsplash

Extra: Guincho

Essa 'estratégia' também é adotada por outros setores da economia. Guinchos, que antes puxavam o veículo avariado por um gancho, agora colocam o veículo em cima do caminhão. Com a mudança da categoria "prestação de serviço de guincho" para "transporte de carga", deixou-se de pagar tributo de 32%.

Foto: iStock

Pode isso?

A mudança não é ilegal — desde que a composição do produto se enquadre nos requisitos, que levam em consideração a composição e funcionalidade do produto. Leia mais na reportagem abaixo:

Foto: Sheri Silver/ Unsplash

Dias contados

A reforma tributária trará novas exceções, mas sem possibilidade para estratégias fiscais de atualmente, como mudança de imposto somente pela alteração da embalagem do produto. Entenda melhor clicando no link:

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Reprodução/iStock/RafaPress