ATÉ QUANDO POSSO DECLARAR?
O Imposto de Renda Pessoa Física é uma declaração que a Receita Federal pede todos os anos, na qual é informada a renda obtida por indivíduos. Se você ainda não declarou a sua, é melhor se apressar: o prazo termina no dia 31 de maio.
Foto: iStock
NOVIDADES DESTE ANO
As novidades de 2023 são: Declaração Pré-preenchida e Restituição por Pix. A restituição por Pix é um dos critérios de prioridade na restituição, inclusive. Mas atenção: a chave Pix cadastrada deve ser o CPF do contribuinte.
Foto: iStock
PRÉ-PREENCHIDA
A declaração pré-preenchida traz informações inseridas automaticamente, sendo mais uma facilidade para o contribuinte. Ah, mas é necessário conferir todos os dados.
Foto: Denner Ovidio
CRITÉRIOS
Alguns critérios definem se um contribuinte precisa declarar Imposto de Renda ou não: um deles é o rendimento tributável. Se você teve rendimento tributável acima de R$ 28.559,70 no ano passado, por exemplo, você deve enviar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física em 2023. Entre os rendimentos tributáveis estão os rendimentos trabalhistas, de benefícios e previdenciários.
Foto: iStock
E SE EU NÃO DECLARAR?
Se você deve entregar a declaração do Imposto de Renda, mas atrasar na entrega ou deixar de apresentar a declaração, você estará sujeito à multa de 1% por mês ou parte do mês. O valor mínimo da multa é R$ 165,74 e o valor máximo é 20% do imposto sobre a renda devido.
Foto: iStock
QUEM AVISA, AMIGO É
Reforçando: o prazo para declarar o Imposto de Renda vai até o dia 31/05. Não deixe para depois! Fonte: Instrução Normativa RFB n° 2134, de 27/02/2023.
Foto: iStock
CONFIRA AQUI, TUDO SOBRE O IRPF2023
Declarar o Imposto de Renda é simples, prático e rápido - é só você acompanhar a cobertura no Terra para tirar isso de letra!
Foto: iStock