Gestão de crise: o que fazer - e não fazer - no 'olho do furacão'

Especialista indica caminhos para equipes lidarem com momentos difíceis em suas empresas

Foto: Reprodução/Unsplash/charlesdeluvio

Dicas de especialista

Gabriela Forlin, sócia-diretora da FSB Comunicação, agência de comunicação corporativa e especialista em gestão de crise, dá dicas para empresas sobre que postura adotar durante um momento de crise. Confira:

Foto: Reprodução/Instagram/@gforlin

O que não fazer

"O melhor é sempre que a crise não aconteça", diz Forlin. Mas, se acontecer, saiba como não reagir.

Foto: Reprodução/Unsplash/Hannah Busing

1. Faltar com transparência

É preciso ser ágil, assertivo e se posicionar. Nesse processo, é fundamental ser transparente. "O que um líder jamais pode fazer em um momento de crise é querer mascarar a situação, faltar com transparência".

Foto: Reprodução/Unsplash/Magnet.me

2. Não minimizar

Nunca coloque a responsabilidade na vítima. "A gente não pode minimizar a dor do outro". Às vezes, a empresa quer jogar a responsabilidade para a própria vítima, pensando que se salvará... mas isso jamais deve ser feito.

Foto: Reprodução/iStock/FG Trade

3. Se pronunciar

A empresa pode perder muito tempo apurando a situação e deixar de se posicionar. Mas, mesmo que não tenha a resposta imediata, é importante se pronunciar nem que seja para informar que está agindo. "O que não pode fazer é deixar o público sem resposta".

Foto: Reprodução/iStock/PeopleImages

O que fazer

Em meio à crise, é importante agir e não deixar para depois. Confira quais os melhores trajetos para percorrer nesses momentos.

Foto: Reprodução/iStock/LaylaBird

1. Siga os protocolos

É importante seguir os protocolos de crise - caso não tenha, peça ajuda para alguém que, de fato, possa te auxiliar. "Em um momento como esse, uma empresa não gere isso sozinha".

Foto: Reprodução/iStock/filadendron

2. Olhar para frente

Deixe claro o que vai fazer daqui para frente. "Se a crise explodiu, é porque o fato em questão já aconteceu. Então o que você vai fazer? As pessoas já estão incomodadas, te criticando. Você tem que ser resolutivo".

Foto: Reprodução/iStock/filadendron

3. Assumir

"Em um momento crítico não dá para tapar o sol com a peneira". É importante assumir as falhas.

Foto: Reprodução/iStock/filadendron

Fórum Brasil Diverso

Os depoimentos foram dados durante a 9ª edição do Fórum Brasil Diverso, que teve como tema 'ESG: a síntese da diversidade, equidade e inclusão'. A reportagem do Terra acompanhou o evento.

Foto: Reportagem Terra

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Freepik