Na era digital, cai o montante de dinheiro em circulação no Brasil

O uso de dinheiro em espécie está cada vez menor no Brasil. A queda vem se intensificando, ano a ano, com uma reducao do montante em circulação nas mãos dos brasileiros.

Foto: joão geraldo borges junior pixabay

Esse processo de diminuição da quantidade de dinheiro vivo disponível está mais consolidado principalmente após o lançamento do Pix, sistema de pagamento instantâneo que caiu nas graças da população.

Foto: Divulgação

De acordo com Banco Central, 370,4 bilhões de reais em cédulas e moedas estavam em circulação no país em 2020.

Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil

Em 2021, eram 339 bilhões de reais em espécie nas mãos dos brasileiros

Foto: Daniel Dan por Unsplash

Em 2022, o montante teve uma nova queda, passando para 342,3 bilhões de reais em cédulas e moedas por todo o Brasil

Foto: Marcello Casal Jr / Agencia Brasil.

E em 2023, uma nova redução fez com que o total em circulação, em espécie, fosse de 341,6 bilhões

Foto: Marcello Casal Jr / Agencia Brasil

Mas ainda há quem goste de fazer pagamentos em dinheiro. E até mesmo as moedinhas podem ser importantes, para o troco no comércio.

Foto:

Muita gente, em vez de gastar as moedas, guarda num pote ou porquinho exercendo um tipo antigo de economia, pra depois desafogar um monte de moedas. Alguns comércios oferecem compensações a quem entre moedas, pois eles precisam de troco.

Foto:

Entretanto, já há comerciantes que preferem receber o pagamento em pix e dão até mesmo o troco também por pix, numa transferência que não envolve dinheiro vivo no caixa.

Foto:

A Casa da Moeda do Brasil, fundada em 8/3/1694 por Dom Pedro II, é o lugar de onde sai todo o dinheiro nacional que circula no Brasil.

Foto: reprodução Google Maps

A casa foi criada por administradores coloniais portugueses em Salvador (BA) para a fabricação de moedas com o ouro proveniente das minerações.

Foto: Domínio público

Desde a fundação, a Casa da Moeda é responsável pela impressão da moeda e papel-moeda oficiais no Brasil. E também moedas comemorativas, selos postais e documentos que precisem de mecanismos de proteção de falsificação.

Foto: - Reprodução / Casa da Moeda

Ao ser transferida para o Rio de Janeiro, a Casa da Moeda funcionou no prédio onde hoje fica o Arquivo Nacional.

Foto: Divulgação Ministério da Justiça

O Arquivo Nacional é um órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. É responsável pela gestão, preservação e difusão de documentos da administração pública federal. Fica na Praça da República, no Rio de Janeiro. O prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Foto: Divulgação Ministério da Justiça

Na mesma praça da República, fica o Museu da Casa da Moeda, um outro prédio tombado pelo IPhan onde os visitantes conhecem a história da evolução do dinheiro no Brasil.

Foto: Divulgação do Site Casa da Moeda

O museu apresenta uma viagem pela história do dinheiro no Brasil, mostra cédulas e moedas de todos os períodos e tem equipamentos para interação do público, além de uma loja de Numismática (selos).

Foto: Divulgação Casa da Moeda

A Casa da Moeda investe em tecnologia para a evolução da impressão de dinheiro e para a segurança no acesso à instituição e na distribuição das cédulas.

Foto: site Câmara dos Deputados

Desde as primeiras moedas de ouro até hoje, o Brasil já teve diversas unidades monetárias. O FLIPAR tem uma galeria que mostra cada unidade monetária do Brasil desde a primeira até o Real, que está atualmente em vigor. Confira na galeria intitulada "Todas as moedas do Brasil: Do Real Português ao Real atual"

Foto: - JFVP / Commons Wikimedia

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: joão geraldo borges junior pixabay