No dia 17/5 foi instalada a CPI das Lojas Americanas na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Foto: Montagem Flipar
A Comissão Parlamentar de Inquérito tem o objetivo de investigar a inconsistência contábil da empresa, que apresentou um rombo gigantesco nas finanças.
Foto: Site Logopédia
Serão ouvidos administradores e contadores das Lojas Americanas, além de autoridades públicas.
Foto: Eduardo P. wikimedia commons
A empresa é uma das gigantes do varejo no Brasil. Em 2015, por exemplo, ocupava a quarta posição no ranking do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo.
Foto: Brasil Game Show - Flickr
Para ser o presidente da comissão em questão, os integrantes escolheram por 16 votos a favor e um em branco o deputado Gustinho Ribeiro, do Republicanos-SE.
Foto: Youtube/ParlaTube Brasil
"O Brasil não pode ser uma terra sem lei para um grupo econômico, seja do tamanho que for, praticar fraudes e lesar os consumidores", ressaltou o presidente da comissão.
Foto: Youtube/ Republicanos
A CPI das Lojas Americanas terá 27 integrantes titulares (com a mesma quantidade de suplentes), e será feita em 120 dias, sendo que as sessões acontecerão às terças-feiras às 14h30, e às quintas-feiras, às 9h30.
Foto: HVL - Wikimédia Commons
“Teremos o compromisso de punir aqueles que possivelmente fraudaram ou tentaram fraudar o mercado financeiro. Mas também temos que ter a consciência de não desestabilizar a economia do nosso país", ressaltou Gustinho Ribeiro.
Foto: Youtube/ Republicanos
Vale lembrar que o requerimento de abertura da CPI foi lido em abril pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). No mesmo dia, o deputado também destacou os requerimentos de abertura de outras duas comissões: a de manipulação de resultados no futebol e a do MST.
Foto: Reprodução/Twitter
Para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito é necessário que, ao menos, 171 deputados estejam de acordo para a formação da CPI. A partir disso, o processo tem andamento.
Foto: Divulgação
Para entender melhor o que está acontecendo atualmente com a Lojas Americanas, vamos voltar ao passado. No dia 11 de janeiro de 2023, a empresa anunciou que inconsistências em lançamentos contábeis nos balanços financeiros. O valor era assustador: R$ 20 bilhões.
Foto: Site Logopédia
Com isso, ficou escancarado que as Lojas Americanas não tinham os registros corretos do seu setor financeiro, algo muito grave para qualquer empresa.
Foto: Kevin Schneider por Pixabay
A notícia teve impacto no mercado, tanto que as principais instituições financeiras não demoraram para agir e colocaram as ações da varejista sob revisão.
Foto: Fm-pas - Wikimédia Commons
Os dias seguintes não deixaram a situação da empresa melhor. Pelo contrário. Mais queda no valor das ações da varejista e a entrada da Justiça do Rio de Janeiro para tentar aliviar a grave crise que estava ganhando proporções gigantescas.
Foto: reprodução de Redes Sociais
No dia 19/1/2023, um comunicado das Lojas Americanas confirmou a informação do jornal "Valor Econômico", que afirmava que a empresa tinha apenas R$ 800 milhões em caixa.
Foto: jtrettler - Flickr
Apesar da crise, a empresa tenta manter o vigor e, recentemente, abriu 300 novas vagas em diversas regiões pelo Brasil. Operador de Caixa, assistente administrativo, auxiliar de loja e analista de gestão de vendas eram algumas das opções disponíveis.
Foto: Reprodução/Jovem Pan
No período da Páscoa, foram abertas mil oportunidades temporárias para quem tivesse 18 anos ou mais e ensino médio completo, sem a necessidade de ter experiência anterior no varejo.
Foto: divulgação
A empresa busca passar uma imagem de segurança em um momento em que os consumidores estão preocupados com a crise e com a credibilidade da varejista.
Foto: Freepik
"Para nossos clientes, o resultado do que estamos fazendo juntos é que a experiência continua sendo exatamente a mesma", afirmou o CEO interino da Americanas S.A. João Guerra, em uma carta aberta.
Foto: Site Logopédia
Vale destacar também que as Lojas Americanas se adaptaram aos tempos modernos, investindo bastante no comércio virtual, sendo essa uma forma de criar um vínculo com seu cliente e manter um fluxo de vendas.
Foto: reprodução do site
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação