1% mais rico constrói bunkers para sobreviver ao 'apocalipse'

Confira quem são os donos de 'fortalezas subterrâneas'

Foto: Getty Images

Fim do mundo?

Mudanças climáticas, guerras e a ameaça de um conflito com armas nucleares são algumas das situações extremas que podem colocar em xeque a vida da humanidade na Terra. Neste cenário, o 1% mais rico do mundo se 'prepara' com bunkers, construções subterrâneas para se protegerem.

Foto: Reprodução

Ultra ricos

Mark Zuckerger, Petter Thiel, a família Walton - herdeira da rede Walmart, nos Estados Unidos, e o presidente russo Vladimir Putin são alguns dos 'ultra ricos' que já teriam construído um bunker para chamar de seu.

Foto: Reprodução

Mark Zuckerberg

Quinto homem mais rico do mundo, o dono de uma fortuna de mais de U$S 141 bilhões (R$ 699 bi) comprou uma propriedade de mais de 500 hectares em Kauai, a quarta maior ilha do Havaí. No local, ele está construindo duas mansões, que serão conectadas por um enorme bunker em forma de túnel. O espaço subterrâneo teria portas à prova de explosão, sistema de energia e agrícola próprios, além de forte esquema de segurança.

Foto: Getty Images

Complexo

A construção do complexo começou em 2014, quando Zuckerberg comprou o terreno. Estima-se que ele irá desembolsar mais de R$ 800 milhões para finalizar a propriedade. Segundo a Wired, o complexo possui mais de 12 edifícios, além das mansões e bunker, com 30 quartos e 30 banheiros, elevadores, escritórios, spa e até piscina.

Foto: Reprodução

Vladimir Putin

O presidente da Rússia tem um bunker localizado 50 metros abaixo de uma de suas mansões. O espaço fica embaixo do 'palácio' de mais de 190 mil metros em Gelendzhik, na região do Mar Negro. O bunker é fortificado para proteger de um possível ataque e também tem capacidade para garantir a sobrevivência de seus moradores, com redes próprias de energia e alimentos.

Foto: Getty Images

Peter Thiel

O investidor e co-fundador do PayPal já fez o projeto de sua mansão subterrânea. O problema é que a construção ainda não foi autorizada. Thiel tenta convencer o governo neozelandês a permitir a construção de uma mansão com bunker de luxo em uma área de 193 hectares, na região de Otago. Mas, ambientalistas alertam que a residência trará efeitos negativos sobre a fauna, flora e vida marinha local.

Foto: Getty Images

Família Walton

Os herdeiros da rede de supermercados Walmart, além de acumularem patrimônio trilionário também são temerários de um possível apocalipse. Muito antes do temor do aquecimento global, em 2001, os Walton construíram um enorme bunker em sua cidade natal, Bentonville, no estado norte-americano do Arkansas. O bunker foi construído logo após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Foto: Getty Images

Terra Dinheiros 💰

Na vertical de economia do Terra, você se mantém informado sobre todas as notícias que podem impactar ou favorecer o seu bolso e a sua vida financeira. Acompanhe no site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução