Assunto delicado: confira 11 filmes que discutem o direito ao aborto

Tema volta a repercutir após revisão nos Estados Unidos

Foto: Mason Kimbarovsky/Unsplash

Decisão na Justiça dos EUA

A Suprema Corte dos EUA pode derrubar uma decisão que há 50 anos garante o direito ao aborto legal e seguro no país. No cinema, muitos títulos já abordaram o tema. (01/13)

Foto: Tingey Injury Law Firm/Unsplash

'Nunca, Raramente, Às vezes, Sempre'

O filme de Eliza Hittman acompanha a saga de uma adolescente de Pensilvânia que viaja até Nova York para realizar um aborto seguro. Disponível no Globoplay. (02/13)

Foto: Divulgação

'Roe x Wade'

Esse documentário é essencial para entender a raiz do que está sendo discutido agora pela Suprema Corte norte-americana: o caso Roe v. Wade, de 1973. Disponível na Netflix. (03/13)

Foto: Divulgação

'O Segredo de Vera Drake'

Na Inglaterra dos anos 50, uma idosa ajuda mulheres pobres a abortarem. O filme também toca na relação de classes e em falsas moralidades. Disponível no Globoplay e Telecine. (04/13)

Foto: Divulgação

'O Crime do Padre Amaro'

Baseado na obra de Eça de Queirós, o longa fala da relação proibida de um padre e as consequências de uma decisão na vida dos personagens. Disponível no iTunes. (05/13)

Foto: Divulgação

'O Lobo Atrás da Porta'

Cheio de reviravoltas, o filme brasileiro discute o direito da mulher sobre o seu corpo e o reflexo de decisões tomadas à sua revelia. Disponível na HBO Max e Prime Video. (06/13)

Foto: Divulgação

'O Acontecimento'

Filme conta a história de uma estudante que faz um aborto ilegal nos anos 60. O longa francês só saiu do papel após uma "batalha" contra a indústria do cinema. Não disponível no streaming. (07/13)

Foto: BBC News Brasil

'Um Assunto de Mulheres'

O filme foca em uma clínica clandestina de aborto durante a Segunda Guerra Mundial e a reação dos nazistas ao descobrirem a atividade. Disponível no Telecine. (08/13)

Foto: Divulgação

'4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias'

Destaque do cinema romeno, é preciso estômago para assistir a esse filme. A história sobre amizade e aborto ilegal tem cenas fortes. Disponível no Youtube. (09/13)

Foto: Divulgação

'Lingui'

Filme revela a repressão que uma mãe solteira enfrenta para ajudar a filha grávida. As duas são criticadas pelas leis e religião do Chade, onde o aborto é proibido. Disponível na Mubi. (10/13)

Foto: Divulgação

'O Aborto dos outros'

O documentário brasileiro acompanha mulheres que vivenciaram o aborto em hospitais públicos. Discute maternidade, intolerância e legalidade. Disponível no Youtube. (11/13)

Foto: Divulgação

'Vessel'

O documentário é sobre uma ONG que realiza abortos em um navio, já que o mar não é tido como um território com leis, portanto, não há proibição à prática. Disponível para compra no Vimeo. (12/13)

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e siga nas redes sociais. (13/13)

Foto: Reuters