Cristina Serra, Evaristo e mais: os jornalistas que já falaram mal da Globo

Profissionais revelaram bastidores da emissora

Foto: Reprodução/TV Globo

Nem tudo são flores

Conhecida principalmente pelas novelas e telejornais, a TV Globo, a maior rede de televisão comercial aberta do país, tem recebido duras críticas ao longo dos últimos anos. Demissões e problemas nos bastidores estão entre as principais reclamações dos ex-globais.

Foto: Reprodução/Getty Images

Cristina Serra

Este ano, a emissora resolveu optar por poucos jornalistas e mais influenciadores na cobertura de Carnaval. A jornalista Cristina Serra, que trabalhou na emissora por 26 anos, fez duras críticas e ainda disse que precisou procurar informações na internet por não haver repórteres na Avenida.

Foto: Reprodução/Getty Images

"Inexplicável. Trata a maior manifestação cultural do Brasil como entretenimento ligeiro. [...] Teve carro com problema, gente machucada e o público em casa fica sem saber. Num ano com enredos tão importantes, é uma cobertura desonesta e um desrespeito com as escolas e com o telespectador", disse.

Foto: Reprodução/Facebook

Cecília Flesch

Durante uma entrevista ao podcast 'É Nóia Minha', em 2023, a jornalista Cecília Flesch disse que a GloboNews é chamada entre os colegas de "RivoNews”, em referência ao medicamento Rivotril. Em outro momento, ela reclamou que só falam de política e economia.

Foto: Reprodução/TV Globo

O comentário foi visto de forma negativa e, após dois meses, a jornalista foi demitida. Cecília, que tinha 17 anos de casa, está movendo uma ação contra a Globo, por dano e assédio moral, já que o ambiente de trabalho hostil lhe causou um burnout e uma depressão profunda.

Foto: Reprodução/Instagram

Izabella Camargo

Em outubro de 2018, a jornalista Izabella Camargo foi demitida pela emissora ao retornar de licença médica após ter desenvolvido sintomas de burnout. De acordo com ela, a demissão foi uma punição por ter adoecido, e a Globo tinha parcela de culpa.

Foto: Reprodução/Instagram

"Eu tive dois gatilhos para acontecer isso. O primeiro momento foi uma puxada de tapete", citou, sem dar detalhes, em novembro de 2019. "O outro foi um comentário bizarro de um dos chefes, dizendo que meu trabalho era 'Ctrl + C e Ctrl + V'. Eu faço tudo de improviso e eu copio e colo? É isso que achavam que era meu trabalho?", disse.

Foto: Reprodução/Instagram

Veruska Donato

Em 2022, a repórter Veruska Donato cutucou a emissora ao comentar o pedido de demissão de uma ex-colega, a jornalista Michelle Barros. De acordo com ela, a Globo "empurra para fora".

Foto: Reprodução/Instagram

Em uma entrevista recente, Veruska afirma ainda ter pesadelos com a Globo e que um burnout a motivou a deixar a emissora: "Tenho pesadelos com a Globo quase toda semana. Tenho pesadelos horríveis [...] Eu queria que as pessoas soubessem que eu sofri. Eu sofri. Doía você se achar incompetente".

Foto: Reprodução/Instagram

Evaristo Costa

O ex-âncora do 'Jornal Hoje' fez críticas duas vezes à antiga emissora. Na primeira, em 2019, foi respondendo ao comentário da ex-colega Veruska Donato, que disse sentir falta da alegria dele. Ele, porém, respondeu: "Saudades dos amigos também, não do ambiente".

Foto: Reprodução/Instagram

A segunda foi em 2020, quando Evaristo comparou a Globo a uma "gaiola", em resposta ao tweet de uma seguidora que disse imaginar a volta do jornalista à bancada. "Pássaro que foge da gaiola fica esperto pra nunca mais voltar", escreveu.

Foto: Reprodução/Twitter

Acompanhe o Terra

Todos os dias, a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre o mundo dos famosos. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Getty Images